Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela Caravággio

Ao lado da capela está também o cemitério. Tal como na maioria das comunidade primitivas da imigração italiana em nosso Estado, aqui também, o cemitério se situa ao  lado da capela, pois  é uma peça muito importante, nesse tipo de composição social.
Os três sinos de aço sonoro foram trazidos da Alemanha, sendo que os dois menores chegaram em 1927 e o maior em 1928. Era costume que, em todas as comunidades, houvesse alguém encarregado de tocar o sino, pela manhã, ao meio –dia e às 18 horas a hora das ave-marias. O encarregado de tocar os sinos era chamado de “camparo” que vem de “campane” = sinos. Assim, o primeiro campanaro da comunidade foi Pio Carbonera, que se destacava pela pontualidade, levando-se em conta que quase ninguém tinha relógio naquela época. Dessa forma, o sino era o relógio da comunidade. Certa noite enluarada, o campanaro levantou e viu tudo tão claro. Pensou que estivesse clareando o dia e foi tocar o sino. Todos acordaram e foram correndo, sobressaltados levando baldes e escadas, pensando  que  Houvesse algum incêndio. Ocorre que, naquela época e em muitos lugares ainda hoje, quando acontecia algum incêndio ou algum fato importante e súbito, era costume tocar os sinos para reunir todas as pessoas da comunidade, a fim de auxiliar, caso fosse necessário. Caso se tratasse de incêndio, todos traziam baldes e escadas a fim de apagar o fogo. E sempre que o sino tocasse fora de hora, qualquer coisa inesperada estava acontecendo na comunidade e todos eram convocados pelo sino, a se apresentarem a fim de saber o que era. Foi por isso que a comunidade, rapidamente  compareceu com baldes e escadas, pensando tratar- se de um incêndio, mas era somente um trote que, involuntariamente, o nono Pio lhes havia pregado.  
Comemoração e monumento 
Por ocasião da comemoração do centenário da imigração italiana do Rio Grande do Sul- 89 anos da chegada em Caravágio - foi formada uma comissão para a construção de um monumento ao lado da histórica sapopema, na qual  havia sido esculpida uma cruz e sob a qual os heróicos imigrantes, que ali chegaram na Páscoa de 1885, haviam rezado o primeiro terço pedindo as bênçãos e a proteção da Virgem Santíssima para a jornada que estava iniciando. 
A placa colocada no monumento, esculpida em alto relevo , apresenta símbolos muitos caros à comunidade. Nela vêem-se um sírio pascal aceso, um terço em forma de coração, as datas da partida de Treviso e a chegada dos imigrantes em Caravágio, mais a data e o local da inauguração do monumento.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela Caravággio

Capela Caravággio

Entre em Contato

(054) 3447-1313

Centro de Vila Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Antônio Prado
     

    Centro Cultural Padre Schio.

    No espaço destinado ao Museu Municipal encontra-se boa parte da história de Antônio Prado, peças/objetos de grande significado histórico/cultural que retratam a identidade local. A visita ao museu proporciona uma viagem ao passado, mostrando a história de um .
     
    Veja mais informações de Centro Cultural Padre Schio.
  • Atrativos
    Em Protásio Alves
     

    Antigos Armazens.

    Antigamente, nos chamados “Armazéns Secos e Molhados”, eram vendidos vários artigos que atendiam a quase todas as necessidades das pessoas.Vendia-se comida, ferramentas agrícolas, tecidos vendidos em metros, roupas, materiais escolares, calçados, acessó.
     
    Veja mais informações de Antigos Armazens.
  • Atrativos
    Em Vacaria
     

    Museu Público Municipal.

    Apresenta mais de 600 peças que representam a cultura e o modo de vida dos antepassados da região. A peça que se destaca é o marco com a inscrição SJ 1692, que deve ter sido deixado pelos jesuítas quando de sua passagem por aqui. Horário de fu.
     
    Veja mais informações de Museu Público Municipal.
  • Atrativos
    Em Caxias do Sul
     

    Monumento Nacional ao Imigrante.

    O Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas, é uma criação do escultor Antonio Carangi. Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram .
     
    Veja mais informações de Monumento Nacional ao Imigrante.
 ,