Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela Caravággio

Ao lado da capela está também o cemitério. Tal como na maioria das comunidade primitivas da imigração italiana em nosso Estado, aqui também, o cemitério se situa ao  lado da capela, pois  é uma peça muito importante, nesse tipo de composição social.
Os três sinos de aço sonoro foram trazidos da Alemanha, sendo que os dois menores chegaram em 1927 e o maior em 1928. Era costume que, em todas as comunidades, houvesse alguém encarregado de tocar o sino, pela manhã, ao meio –dia e às 18 horas a hora das ave-marias. O encarregado de tocar os sinos era chamado de “camparo” que vem de “campane” = sinos. Assim, o primeiro campanaro da comunidade foi Pio Carbonera, que se destacava pela pontualidade, levando-se em conta que quase ninguém tinha relógio naquela época. Dessa forma, o sino era o relógio da comunidade. Certa noite enluarada, o campanaro levantou e viu tudo tão claro. Pensou que estivesse clareando o dia e foi tocar o sino. Todos acordaram e foram correndo, sobressaltados levando baldes e escadas, pensando  que  Houvesse algum incêndio. Ocorre que, naquela época e em muitos lugares ainda hoje, quando acontecia algum incêndio ou algum fato importante e súbito, era costume tocar os sinos para reunir todas as pessoas da comunidade, a fim de auxiliar, caso fosse necessário. Caso se tratasse de incêndio, todos traziam baldes e escadas a fim de apagar o fogo. E sempre que o sino tocasse fora de hora, qualquer coisa inesperada estava acontecendo na comunidade e todos eram convocados pelo sino, a se apresentarem a fim de saber o que era. Foi por isso que a comunidade, rapidamente  compareceu com baldes e escadas, pensando tratar- se de um incêndio, mas era somente um trote que, involuntariamente, o nono Pio lhes havia pregado.  
Comemoração e monumento 
Por ocasião da comemoração do centenário da imigração italiana do Rio Grande do Sul- 89 anos da chegada em Caravágio - foi formada uma comissão para a construção de um monumento ao lado da histórica sapopema, na qual  havia sido esculpida uma cruz e sob a qual os heróicos imigrantes, que ali chegaram na Páscoa de 1885, haviam rezado o primeiro terço pedindo as bênçãos e a proteção da Virgem Santíssima para a jornada que estava iniciando. 
A placa colocada no monumento, esculpida em alto relevo , apresenta símbolos muitos caros à comunidade. Nela vêem-se um sírio pascal aceso, um terço em forma de coração, as datas da partida de Treviso e a chegada dos imigrantes em Caravágio, mais a data e o local da inauguração do monumento.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela Caravággio

Capela Caravággio

Entre em Contato

(054) 3447-1313

Centro de Vila Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Caxias do Sul
     

    Museu de Ambiência Casa de Pedra.

    Casa de pedra construída na penúltima fase do século XIX, de dois pisos e rejunte de barro, transformada em museu no ano de 1975, com objetos em seu interior, que retratam os afazeres dos imigrantes e de seus descendentes, doados pela comunidade caxiense. De terça-f.
     
    Veja mais informações de Museu de Ambiência Casa de Pedra.
  • Atrativos
    Em Vila Flores
     

    Casa do Artesão.

    A Casa do artesão de Vila Flores mantém uma grande variedade de artesanato produzido pelos sócios da Associação dos Artesãos. Além de peças para decoração e acessórios, têm opções como boinas, mantas e c.
     
    Veja mais informações de Casa do Artesão.
  • Atrativos
    Em Esmeralda
     

    Memorial José Mendes.

    Localizado no 1º distrito de Esmeralda, capela Santa Terezinha, foi construído em homenagem ao cantor José Mendes, morto em acidente na década de 70. Possui museu que abriga objetos pessoais, reportagens, fotografias e documentos que contam a trajetória do artista, a.
     
    Veja mais informações de Memorial José Mendes.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Gôndola Veneziana.

    Nova Milano, quarto distrito de Farroupilha, abriga o presente do governo italiano dado ao município nas festividades do Centenário da imigração italiana, em 1975. A gôndola foi totalmente recuperada  pela prefeitura e entregue oficialmente à comuni.
     
    Veja mais informações de Gôndola Veneziana.
 ,