Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela Caravággio

Ao lado da capela está também o cemitério. Tal como na maioria das comunidade primitivas da imigração italiana em nosso Estado, aqui também, o cemitério se situa ao  lado da capela, pois  é uma peça muito importante, nesse tipo de composição social.
Os três sinos de aço sonoro foram trazidos da Alemanha, sendo que os dois menores chegaram em 1927 e o maior em 1928. Era costume que, em todas as comunidades, houvesse alguém encarregado de tocar o sino, pela manhã, ao meio –dia e às 18 horas a hora das ave-marias. O encarregado de tocar os sinos era chamado de “camparo” que vem de “campane” = sinos. Assim, o primeiro campanaro da comunidade foi Pio Carbonera, que se destacava pela pontualidade, levando-se em conta que quase ninguém tinha relógio naquela época. Dessa forma, o sino era o relógio da comunidade. Certa noite enluarada, o campanaro levantou e viu tudo tão claro. Pensou que estivesse clareando o dia e foi tocar o sino. Todos acordaram e foram correndo, sobressaltados levando baldes e escadas, pensando  que  Houvesse algum incêndio. Ocorre que, naquela época e em muitos lugares ainda hoje, quando acontecia algum incêndio ou algum fato importante e súbito, era costume tocar os sinos para reunir todas as pessoas da comunidade, a fim de auxiliar, caso fosse necessário. Caso se tratasse de incêndio, todos traziam baldes e escadas a fim de apagar o fogo. E sempre que o sino tocasse fora de hora, qualquer coisa inesperada estava acontecendo na comunidade e todos eram convocados pelo sino, a se apresentarem a fim de saber o que era. Foi por isso que a comunidade, rapidamente  compareceu com baldes e escadas, pensando tratar- se de um incêndio, mas era somente um trote que, involuntariamente, o nono Pio lhes havia pregado.  
Comemoração e monumento 
Por ocasião da comemoração do centenário da imigração italiana do Rio Grande do Sul- 89 anos da chegada em Caravágio - foi formada uma comissão para a construção de um monumento ao lado da histórica sapopema, na qual  havia sido esculpida uma cruz e sob a qual os heróicos imigrantes, que ali chegaram na Páscoa de 1885, haviam rezado o primeiro terço pedindo as bênçãos e a proteção da Virgem Santíssima para a jornada que estava iniciando. 
A placa colocada no monumento, esculpida em alto relevo , apresenta símbolos muitos caros à comunidade. Nela vêem-se um sírio pascal aceso, um terço em forma de coração, as datas da partida de Treviso e a chegada dos imigrantes em Caravágio, mais a data e o local da inauguração do monumento.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela Caravággio

Capela Caravággio

Entre em Contato

(054) 3447-1313

Centro de Vila Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Garibaldi
     

    Parque da Fenachamp.

    A Fenachamp, além de comercializar e celebrar o excelente espumante da região, também visa receber muito bem seu visitante, proporcionando conforto e bem estar aos turistas e moradores que prestigiarem essa grande festa.  Completando o espaço do parque, ainda tem a .
     
    Veja mais informações de Parque da Fenachamp.
  • Atrativos
    Em Picada Café
     

    Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.

    Distante noventa quilômetros de Porto Alegre, e quarenta e cinco de Caxias do Sul e Gramado, há quase cem anos Picada Café é identificada pelo moinho com roda de ferro, na curva antes de iniciar a subida para Nova Petrópolis. Atualmente, esse sítio integra o .
     
    Veja mais informações de Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Túnel da Uva - Otávio Rocha.

    Está localizado entre a Praça Regional da Uva e a Igreja Matriz São Marcos, na Rua Uva Itália. É formado por aproximadamente 100 mudas de videiras, que foram plantadas em junho de 2009 e conta com 80 metros de comprimento e 5,6 metros de altura..
     
    Veja mais informações de Túnel da Uva - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.

    Orgulho da comunidade Guaporense, é considerado pela crítica esportiva nacional e internacional como o mais belo e segundo Autódromo Brasileiro. Sua pista, de 3.080 metros, está localizada dentro de uma área de 90 hectares, oferecendo aos apaixonados pelo automobil.
     
    Veja mais informações de Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.
 ,