Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela Caravággio

Ao lado da capela está também o cemitério. Tal como na maioria das comunidade primitivas da imigração italiana em nosso Estado, aqui também, o cemitério se situa ao  lado da capela, pois  é uma peça muito importante, nesse tipo de composição social.
Os três sinos de aço sonoro foram trazidos da Alemanha, sendo que os dois menores chegaram em 1927 e o maior em 1928. Era costume que, em todas as comunidades, houvesse alguém encarregado de tocar o sino, pela manhã, ao meio –dia e às 18 horas a hora das ave-marias. O encarregado de tocar os sinos era chamado de “camparo” que vem de “campane” = sinos. Assim, o primeiro campanaro da comunidade foi Pio Carbonera, que se destacava pela pontualidade, levando-se em conta que quase ninguém tinha relógio naquela época. Dessa forma, o sino era o relógio da comunidade. Certa noite enluarada, o campanaro levantou e viu tudo tão claro. Pensou que estivesse clareando o dia e foi tocar o sino. Todos acordaram e foram correndo, sobressaltados levando baldes e escadas, pensando  que  Houvesse algum incêndio. Ocorre que, naquela época e em muitos lugares ainda hoje, quando acontecia algum incêndio ou algum fato importante e súbito, era costume tocar os sinos para reunir todas as pessoas da comunidade, a fim de auxiliar, caso fosse necessário. Caso se tratasse de incêndio, todos traziam baldes e escadas a fim de apagar o fogo. E sempre que o sino tocasse fora de hora, qualquer coisa inesperada estava acontecendo na comunidade e todos eram convocados pelo sino, a se apresentarem a fim de saber o que era. Foi por isso que a comunidade, rapidamente  compareceu com baldes e escadas, pensando tratar- se de um incêndio, mas era somente um trote que, involuntariamente, o nono Pio lhes havia pregado.  
Comemoração e monumento 
Por ocasião da comemoração do centenário da imigração italiana do Rio Grande do Sul- 89 anos da chegada em Caravágio - foi formada uma comissão para a construção de um monumento ao lado da histórica sapopema, na qual  havia sido esculpida uma cruz e sob a qual os heróicos imigrantes, que ali chegaram na Páscoa de 1885, haviam rezado o primeiro terço pedindo as bênçãos e a proteção da Virgem Santíssima para a jornada que estava iniciando. 
A placa colocada no monumento, esculpida em alto relevo , apresenta símbolos muitos caros à comunidade. Nela vêem-se um sírio pascal aceso, um terço em forma de coração, as datas da partida de Treviso e a chegada dos imigrantes em Caravágio, mais a data e o local da inauguração do monumento.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela Caravággio

Capela Caravággio

Entre em Contato

(054) 3447-1313

Centro de Vila Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Vila Flores
     

    Villa do Pão - Casa Fiori.

    A família Fiori, buscou em suas raízes, a história da culinária de seus antepassados, que viviam na região montanhosa da Toscana. Essas receitas, somadas aos saberes e fazeres mantidos e vivenciados pelos seus descendentes, que moram em Vila Flores, deram origem ao.
     
    Veja mais informações de Villa do Pão - Casa Fiori.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Monumento aos Imigrantes Italianos.

    O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa.
     
    Veja mais informações de Monumento aos Imigrantes Italianos.
  • Atrativos
    Em Casca
     

    Museu Besson.

    Uma coleção de objetos rústicos e campeiros que retratam as culturas. De um antigo paiol a um gabinete de curiosidades... As peças foram colocadas pelo Sr. Besson e comunidade..
     
    Veja mais informações de Museu Besson.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Casarão-Biblioteca Municipal.

    Casa típica do início do século passado, porão com paredes de pedras de basalto, e demais pavimentos de madeira de cerne de pinheiro. Composto de três pavimentos sendo o primeiro no nível da Av. Júlio de Castilhos, onde abriga a cantina, encontra-se ne.
     
    Veja mais informações de Casarão-Biblioteca Municipal.
 ,