A primeira casa construída em alvenaria serviu como moradia da família de Tristão Monteiro e armazém de abastecimento para os primeiros imigrantes que chegaram na região.
Em 07 de dezembro de 2010, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira(7), o projeto de Lei 205/2010, do deputado Alberto Oliveira (PMDB), que declara a Casa de Pedra como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Telhado de duas águas com telhas francesas beirais, construção em pedra grés.rebocadas.Marcos das aberturas são de madeira, janelas tipo tampão, não possuem bandeira. Não tem porão nem sotão como nas originais. Janela lateral central foi retirada, substituída por uma porta que dá acesso à edificação de madeira construída posteriormente. Retiradas divisões internas, transformando em amplo salão, utilizado como salão de baile. Pertenceu à José Tristão Monteiro. A grande casa de alvenaria foi a primeira e única na região. Construída por Tristão José Monteiro, foi um marco na colônia de Santa Maria do Mundo Novo, como era conhecida a região, servindo de moradia para seu construtor e armazém de abastecimento dos primeiros colonos.
Casa de Pedra
Casa de Pedra
(051) 3545-3408
Rua Tristão Monteiro, 2800