Segundo o historiador e Cônego José Baréa, a primeira "Igreja" foi uma cabanazinha feita de taquaras, no antigo cemitério, na rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul.
O tabernáculo, para guarda do Santíssimo, era a caixa de um velho relógio de parede.
Mais tarde, serviu de Igreja uma casinha de propriedade de Luigi del Canale, na Avenida Júlio de Castilhos, esquina rua Garibaldi, onde hoje se situa o Edifício Estrela.
Daí, ela foi transferida para outra casa alugada, de Carlos Gatti, esquina da rua Sinimbú, que foi destruída por um incêndio, na noite de 16 para 17 de agosto de 1886.
Foi então construído um barracão de tábuas, no local onde hoje está erguida a Catedral, no centro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri.
O nome da padroeira da Igreja de Caxias do Sul, Santa Teresa, foi inspirado pela gratidão dos imigrantes italianos para com a Imperatriz D. Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, Imperador do Brasil.
Visitação: Diariamente fora do horário da missa, exceto quinta-feira pela manhã.
Missas: De segunda a sexta-feira às 6h45min, às 12h05min e às 19 horas - terça-feira às 16 horas – Sábado às 19 horas - Domingo às 9 horas, às 10h30min e às 19 horas.
Catedral Diocesana
Catedral Diocesana
Catedral Diocesana
Catedral Diocesana
Catedral Diocesana
(054) 3221-2564
Rua Sinimbú, s/n