Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Igreja Antiga Nossa Senhora do Rosário

Tombada patrimônio histórico pela Lei Municipal nº 545/2001, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, é um marco fundamental na história da cidade de Protásio Alves.
A paróquia foi criada no ano de 1902 através de um abaixo assinado dos moradores que pediam um padre vigário para atuação fixa no Turvo (denominação de Protásio Alves), que até então, não tinha um padre que atuasse somente nesta comunidade. Este abaixo assinado fez com que muitos padres viessem para a Comunidade do Turvo, mas nenhum se adaptava ao lugar, até que no ano de 1910 veio o Padre Antônio Serraglio e permaneceu na comunidade do Turvo por 34 anos.
O Padre, ao decorrer dos anos percebeu a necessidade de uma Igreja maior, já que a Igreja que a comunidade possuía já estava muito velha e por ser de madeira, em mau estado. Desta forma, Pe. Antonio Serraglia viajou para Porto Alegre para conseguir aprovação das autoridades eclesiásticas a fim de realização da obra. Depois de muito esforço e boa vontade do padre, retorna o vigário à comunidade Turvo com posse da licença para construção da Igreja.
Primeiramente escolheram o ponto mais alto da comunidade e em seguida todos se engajaram na construção do templo.

Inicia-se a obra com a terraplenagem e estrutura para a construção da Igreja. Em 19 de fevereiro de 1911 foi lançada a pedra fundamental com bênção e procissão. Após este ato de fé, o próprio padre desenvolveu o projeto da nova Igreja e todos os moradores foram chamados a dar a sua contribuição.
Primeiro os alicerces de pedra que eram abundantes na região, depois os tijolos, fabricados num banhado próximo à construção, de forma rudimentar e primitiva, onde o barro era amassado com os pés. Com o revezamento dos moradores, aos poucos, milhares de tijolos foram fabricados e depois de colocados dando forma ano novo templo. Mulheres e crianças formavam filas passando um tijolo por vez de mão em mão até o local da construção.


A construção foi interrompida por várias vezes, até que finalmente em
05 de outubro de 1914 foi inaugurado o tão esperado Templo, sonho do povo e do padre que tanto colaboraram para a realização da obra. A inauguração foi uma grande festa, com foguetes, bandeirolas nas árvores e pétalas de rosa no caminho da procissão que seguiu da Antiga Capela em direção ao novo Templo com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, seguida pela benção na porta e acompanhada pelos cantos sacros, que soavam em vozes emocionadas vindas da multidão. A Igreja, projetada pelo próprio Padre, foi construída em estilo gótico, semelhantes às Igrejas da Itália.

Em 1937, Tomaz Mazini e Emilio Zanon pintaram os 45 quadros no interior da Igreja e no átrio a Santa Ceia, tornando-a ainda mais bela e aumentando ainda mais o seu valor histórico.
Hoje a Igreja, tombada patrimônio histórico, retrata a história de um povo trabalhador, unido e que com muita força de vontade e foco num objetivo, foi capaz de produzir o excelente resultado, resistente ao transcorrer de tantos anos.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
  • Visitação com condutor local
 

Igreja Antiga Nossa Senhora do Rosário

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3276-1322

Centro da cidade

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Malakoff.

    Localizado na Linha Brasil, o Monte Mallakoff tem paredes de pedra basáltica, com paredões de mais de 100 metros de altura. No alto, encontra-se uma pedra meio suspensa, conhecida como Pedra do Silêncio. É propício para escalada o ano inteiro e considerado uma das f.
     
    Veja mais informações de Malakoff.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Cânion Fortaleza.

    Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Os.
     
    Veja mais informações de Cânion Fortaleza.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Cânion Itaimbezinho.

    O Itaimbezinho é o cânion mais famoso da região. Fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. O Instituto Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. Os seus.
     
    Veja mais informações de Cânion Itaimbezinho.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Ferradura do Vale do Rio das Antas .

    Prensado por ambos os lados de montanhas o Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado que se assemelha ao desenho de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da RST 470. O local fica a cerca de 14 quilômetros do .
     
    Veja mais informações de Ferradura do Vale do Rio das Antas .