A devoção a São Pelegrino, em Caxias do Sul, está vinculada aos primórdios da imigração italiana e da fundação da cidade. Em 1879 a família Sartori chegava ao antigo "Campo dos Bugres" trazendo a imagem do Santo que se habituaram a venerar na sua terra natal, Treviso, cidade da região do Vêneto, Italia.
Marcados fortemente por uma tradição religiosa, encontraram alternativas para as suas necessidades espirituais criando inicialmente um "Capitel". Após, a "Capelinha de Madeira" e a Igreja de Madeira, inaugurada em 1938. A Igreja Matriz foi inaugurada em 02/08/1953 e concedido o nome de "Paróquia São Pelegrino".
A devoção na Itália teve origem em uma pequena localidade chamada "São Pellegrino in Alpe", passagem das grandes peregrinações durante a Idade Média. Fixou-se ali um homem vindo de terras distantes (filho de reis da Escócia) e que passou a levar uma vida de eremita. Dedicava seu tempo à oração e à caridade, ajudando os necessitados e protegendo os peregrinos dos perigos da floresta. Vindo a falecer, foi considerado Santo por iniciativa popular. Neste local foram construídos uma igreja e um albergue para os peregrinos e, atualmente, existe um museu etnográfico.
Visitação: Diariamente das 8 horas às 18 horas.
Missas: De segunda a sexta-feira às 17 horas e às 18h30min - Quinta-feira às 16 horas - Sábado às 17 horas, Domingo às 8 horas, 10 horas, 17 horas e 19h45min.
Igreja São Pelegrino
Igreja São Pelegrino
Igreja São Pelegrino
Igreja São Pelegrino
(054) 3221-2567
Av. Itália, 54