Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Monumento do Cooperativismo

O Monumento ao Cooperativismo, com sete pessoas, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e compromisso com a comunidade. Construído pelo artista Gustavo Nagler, o monumento também é uma homenagem à capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da 1ª Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002). O monumento também simboliza uma frase dita pelo Padre Theodor Amstad (25 de fevereiro de 1900) para definir Cooperativismo: “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.”

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3281-1254

Av. 15 de Novembro, Praça das Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Casca
     

    Igreja Matriz Santo Antônio.

    Construída reuindo princípios arquitetônicos neo-renascentiastas, pinturas de Aldo Locatelli..
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz Santo Antônio.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Festas de Comunidade / Religiosas ( Sagras ).

    Uma das tradições mais vivas da Colonização Italiana é a comemoração da Festa do Padroeiro de cada capela do interior. Assim, a cada domingo há festa em alguma localidade que começa com a parte religiosa de manhã com missa festi.
     
    Veja mais informações de Festas de Comunidade / Religiosas ( Sagras ).
  • Atrativos
    Em Caxias do Sul
     

    Catedral Diocesana.

    Segundo o historiador e Cônego José Baréa, a primeira "Igreja" foi uma cabanazinha feita de taquaras, no antigo cemitério, na rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul.O tabernáculo, para guarda do Santíssimo, era a caixa de um velho relógio de pare.
     
    Veja mais informações de Catedral Diocesana.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Igreja São Bento.

    A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas represent.
     
    Veja mais informações de Igreja São Bento.
 ,