Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Monumento do Cooperativismo

O Monumento ao Cooperativismo, com sete pessoas, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e compromisso com a comunidade. Construído pelo artista Gustavo Nagler, o monumento também é uma homenagem à capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da 1ª Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002). O monumento também simboliza uma frase dita pelo Padre Theodor Amstad (25 de fevereiro de 1900) para definir Cooperativismo: “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.”

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3281-1254

Av. 15 de Novembro, Praça das Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Distrito de Otávio Rocha.

    Típica localidade do interior, Otávio Rocha alia à sua atividade rural às vinícolas e a atividade turística, com hotel e diversos restaurantes e, suas festas alegres: Festa Colonial da Uva (Fecouva), Festa da Colônia, além das festas religiosa.
     
    Veja mais informações de Distrito de Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Nova Pádua
     

    Dom Camilo Produtos Coloniais.

    Situado na encosta do Rio das Antas, além de uma área com lago e vista para o Vale do Rio das Antas, o visitante poderá adiquirir produtos coloniais produzidos no local..
     
    Veja mais informações de Dom Camilo Produtos Coloniais.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Lago Negro.

    Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas.
     
    Veja mais informações de Lago Negro.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Queda d´água Johann Grings.

    A Queda D’Água Johann Grings localiza-se na Linha Imperial, na altura do km 7 da RS 235. É uma homenagem ao imigrante que veio de Wiebeshein – Alemanha, em 1862, com a incumbência de construir moinhos no Brasil. As pedras mós tiveram que ser roladas da Picada C.
     
    Veja mais informações de Queda d´água Johann Grings.
 ,