Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Museu Paroquial de São Marcos

O ano 1981, ao iniciar a ampliação do salão paroquial, planejamos e reservamos uma sala para preservar as obras históricas e artísticas, conforme orientação do artigo 14º e 4ª do nosso regimento de comunidade da Diocese de Caxias do Sul. O museu iniciou muito humilde, preservando roupas sacras, estandartes, livros, cálices etc. Em 1983, já havia um bom acervo, incluindo obras não apenas religiosas, mas que viesse preservar a cultura do novo e que viesse trazer a memória das primeiras gerações de São Marcos. No período de 1983 a 1994, o Padre Osmar João Passamano foi transferido para formação de futuros Sacerdotes da Diocese. Durante estes anos, o museu, além de ter sido abandonado, foi assaltado, perdendo o melhor e mais precioso acervo artístico e de valor. De 1994 a 2006, com o retorno de Pe. Osmar, o museu foi ampliado, tendo hoje um acervo de 7.000 peças, e está sendo projetada uma sala para ampliar o mesmo. É um museu misto, existe um pouco de tudo, nos campos sócio-político, culturais, econômico e religioso.

 

O acervo começou a ser formado em 1981 com objetos religiosos, imagens, telas, quadros de santos, alfaias como paramentos, toalhas como paramentos, toalhas, estandartes, livros sacros, medalhas, etc. Conforme o acervo crescia, mais mobiliário expositivo se fazia necessário, principalmente com vidros, para preservar o acervo não apenas da umidade ou pó, mas para os visitantes não tocarem nos objetos. O museu está dividido em setores, cada um por letras e números, sendo tudo registrado por estas divisões. O registro identifica cada objeto que se encontra no museu. Quanto aos ossos indígenas, pedras, pontas de flechas e cerâmica, tudo tem sido levado para o Instituto Anchietano de São Leopoldo para a identificação, documentação, para depois retornar para o Museu Paroquial. Os objetos sacros foram recolhidos em 29 igrejas que pertencem a São Marcos e também doados por famílias. Houve em cada comunidade um trabalho de conscientização para preservarem os objetos culturais e também através de um programa da igreja, pela Rádio Diplomata de São Marcos. Historiadores vieram fazer pesquisas. A Secretaria de Turismo do município tem organizado com diretores de escolas municipais e estaduais, visitas e estudos com todos os alunos. Muitos universitários fazem monografias utilizando o museu. O agente de turismo de São Marcos, seguidamente realiza visitas ao museu, com turistas vindos de todo Brasil e até de países europeus. Este é o Museu Paroquial de São Marcos, simples e misto, preservando o que é valioso.

  • Antiguidades
  • Fácil Acesso
  • Objetos
  • Visitação auto-guiada
  • Visitação com condutor local
 

Museu Paroquial de São Marcos

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3291-1262

Rua Osvaldo Aranha

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi .

    Desde 1986, o Museu resguarda objetos, documentos e fotografias alusivas à colonização da então Nova Trento pelos imigrantes italianos. O Museu recria ambientes onde os objetos eram utilizados e apresenta salas especiais com os utilitários domé.
     
    Veja mais informações de Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi .
  • Atrativos
    Em Casca
     

    Museu Besson.

    Uma coleção de objetos rústicos e campeiros que retratam as culturas. De um antigo paiol a um gabinete de curiosidades... As peças foram colocadas pelo Sr. Besson e comunidade..
     
    Veja mais informações de Museu Besson.
  • Atrativos
    Em Três Coroas
     

    Centro Budista Chagdud Khadro Ling.

    Centro Budista Chagdud Khadro Ling, é uma das jóias preciosas de Três Coroas, inspirado na cultura tibetana o Centro está localizado em um lugar privilegiado, com uma paisagem inspiradora, que transmite muita paz aos visitantes. Khadro  Ling foi fundado pelo.
     
    Veja mais informações de Centro Budista Chagdud Khadro Ling.
  • Atrativos
    Em Garibaldi
     

    Museu e Arquivo Histórico Municipal.

    Prédio construído em duas etapas, primeiro piso em 1884 e o segundo em 1892, fazendo parte do patrimônio histórico. É por si um símbolo, identificado com o impulso de preservar o passado, de conservar e construir nossa identidade. O museu possibilita conhecer.
     
    Veja mais informações de Museu e Arquivo Histórico Municipal.
 ,