Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Parque das Sequóias

O Parque das Sequóias é uma coleção de árvores da família das coníferas (árvores com frutos em forma de cone), trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras, e que possuem um crescimento muito lento. Seu idealizador, Curt Mentz, com a ajuda da família, montou o parque que hoje é mantido pelo seu filhoe pelo seu neto. 
         O Parque das Sequóias é um parque ecológico e possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior (230 hectares) pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo ecológico e de aventura. 
         Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.
         Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.
         Além das exóticas já citadas, o Parque das Sequóias possui uma imensa variedade de árvores nativas como os xaxins e a erva-mate utilizada para o tradicional chimarrão.
         A intenção do parque não é de servir como reflorestamento industrial, por não haver área suficiente para tal,  por isso o ideal tem que ser maior e a opção deve ter cunho científico e cultural para ser aproveitado pelo município, pelo estado e pelo país, conforme escreveu seu  idealizador, Curt Mentz :            
- “ Enquanto nos for permitido trabalhar por este fim, faremos desta terra, um paraíso. Isto tudo para que com minha querida Osmilda (sua esposa),  companheira no amor e esperança, tenhamos paz na velhice !”
- “É um ideal que nós vivemos e se tiver um aproveitamento material para a nação, então ele não foi em vão !”
  • Fácil Acesso
  • Pagamento com Dinheiro
  • Visitação auto-guiada
  • Visitação com condutor local
 

Parque das Sequóias

Parque das Sequóias

Parque das Sequóias

Entre em Contato

Envie um e-mail

Acesse nosso site

(054) 3282-1373

Godofredo Raymundo, 1747

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Parque do Pinheiro Grosso .

    Venha Conhecer a maior e mais antiga araucária do mundo, pré-existente ao descobrimento do Brasil. UM fóssil vivo ainda produzindo sementes de pinhão. Araucária com mais de 700 anos, precisando 12 pessoas para abraçar. .
     
    Veja mais informações de Parque do Pinheiro Grosso .
  • Atrativos
    Em Nova Araçá
     

    Parque Clube Passo Velho do Afonso.

    Ponto turístico com grandes riquezas naturais, várias pessoas reúnem-se no verão para desfrutar as belezas do local. O parque localiza-se na linha Barra Grande..
     
    Veja mais informações de Parque Clube Passo Velho do Afonso.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Distrito de Otávio Rocha.

    Típica localidade do interior, Otávio Rocha alia à sua atividade rural às vinícolas e a atividade turística, com hotel e diversos restaurantes e, suas festas alegres: Festa Colonial da Uva (Fecouva), Festa da Colônia, além das festas religiosa.
     
    Veja mais informações de Distrito de Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Ruas com Nomes de Uvas - Otávio Rocha.

    Em fevereiro de 1975, no ano do centenário da colonização italiana, por sugestão do Vereador Dr. Claudino Muraro, então respondendo pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, foi aprovada, pela comunidade e posteriormente pela Câmara de Vereadores, a tro.
     
    Veja mais informações de Ruas com Nomes de Uvas - Otávio Rocha.
 ,