Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Casa da Cultura Pe. Adolfo Luiz Fedrizzi .

    A construção do prédio onde se encontra a Casa da Cultura foi iniciada em 1927 e concluída em 1929. A areia que foi utilizada na construção foi extraída do Rio da Prata, do Arroio Retiro e Arroio Gramado. De 1938 a 1941 a Casa serviu de hotel, de 1942.
     
    Veja mais informações de Casa da Cultura Pe. Adolfo Luiz Fedrizzi .
  • Atrativos
    Em Antônio Prado
     

    Casa Saretta.

    Construída no ano de 1903, foi sede da primeira Agência de Correios e Telégrafos do município. Em 1984, tornou-se patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Atualmente, além de ser o Centro Municipal de Informações Turísticas, abrig.
     
    Veja mais informações de Casa Saretta.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Museu Irmã Tarcila Afonso.

    O Museu Irmã Tarcila Afonso foi criado no dia 3 de dezembro de 2001 pela Prefeitura de Cambará do Sul com o propósito de resgatar e preservar a história da comunidade. Possui um acervo com mais de 400 peças, que foram doadas pelos moradores. Está localizado .
     
    Veja mais informações de Museu Irmã Tarcila Afonso.
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Casa Polonesa.

    Casa típica polonesa, de madeira em estilo Zakopane, região das montanhas, no sul da Polônia. A Casa Polonesa foi construída somente com encaixes e parafusos, sem utilização de pregos. Não utiliza tinta em sua pintura, somente óleo de .
     
    Veja mais informações de Casa Polonesa.
 ,