Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Santa Tereza
     

    Travessia do Rio das Antas.

    A travessia do Rio das Antas, através de Balça e o Rio Barra Mansa, através de uma secular Ponte Pêncil. Bem no centro da cidade, O Campenário Trevisano é um marco bucólico e ao mesmo tempo romântico..
     
    Veja mais informações de Travessia do Rio das Antas.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Mundo a Vapor.

    Um trem anda pelos trilhos, moldado pela mão do artista. Uma máquina produz encanto, alimentada pelo vapor da história. Um mundo se abre, mágico, aos olhos de quem tem o coração aberto para o sonho. Um universo a parte criado por dois irmãos visi.
     
    Veja mais informações de Mundo a Vapor.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Passeio à Cavalo.

    A história do município de Bom Jesus, marcada pela forte tradição tropeira e gaúcha, e a beleza dos recursos naturais locais, que ajudam a compor a paisagem dos Campos de Cima da Serra, são por si só um convite a cavalgar por parte do município.
     
    Veja mais informações de Passeio à Cavalo.
  • Atrativos
    Em Nova Pádua
     

    Balsa sobre do Rio das Antas.

    A Balsa entre os Municípios de Nova Pádua e Nova Roma do Sul, fica entre os vales do Rio das Antas. No percurso e na travesia é possível avistar muitas paisagens, cascatas, os paredões, o Belvedere Sonda e ainda visitar o belíssimo Cachoeirão do Rio d.
     
    Veja mais informações de Balsa sobre do Rio das Antas.
 ,