Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em São Marcos
     

    Museu Paroquial de São Marcos.

    O ano 1981, ao iniciar a ampliação do salão paroquial, planejamos e reservamos uma sala para preservar as obras históricas e artísticas, conforme orientação do artigo 14º e 4ª do nosso regimento de comunidade da Diocese de Caxias do Sul. O m.
     
    Veja mais informações de Museu Paroquial de São Marcos.
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Casa Polonesa.

    Casa típica polonesa, de madeira em estilo Zakopane, região das montanhas, no sul da Polônia. A Casa Polonesa foi construída somente com encaixes e parafusos, sem utilização de pregos. Não utiliza tinta em sua pintura, somente óleo de .
     
    Veja mais informações de Casa Polonesa.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Super Carros.

    Com a proposta de realizar o desejo de muitas pessoas que sonham em um dia dirigir um super carro, a Dream Cars aportou em Gramado. A empresa coloca ao alcance de todos a possibilidade de dirigir nada mais, nada menos do que ícones do automobilismo mundial como a Ferrari F360 F1,o Camaro.
     
    Veja mais informações de Super Carros.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Casarão-Biblioteca Municipal.

    Casa típica do início do século passado, porão com paredes de pedras de basalto, e demais pavimentos de madeira de cerne de pinheiro. Composto de três pavimentos sendo o primeiro no nível da Av. Júlio de Castilhos, onde abriga a cantina, encontra-se ne.
     
    Veja mais informações de Casarão-Biblioteca Municipal.
 ,