Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Casca
     

    Museu Luigi Pinzetta.

    A vinda dos imigrantes ao Brasil intensificou-se a partir de 1875, continuando até as primeiras décadas do século XX. A famíliam Pinzetta fez parte dessa realidade, ajudando a contruir a história da colonização italiana no nosso Estado (agosto 1907).D.
     
    Veja mais informações de Museu Luigi Pinzetta.
  • Atrativos
    Em Rolante
     

    Estátua do Teixeirinha.

    Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua de Teixeirinha tornou-se um ponto turístico para rolantenses e visitantes. A obra de arte é um marco hist&o.
     
    Veja mais informações de Estátua do Teixeirinha.
  • Atrativos
    Em Serafina Corrêa
     

    Cristo Redentor.

    No dia 08 de dezembro de 1957, em local doado por Genovino Migliavacca, foi lançada a pedra fundamental do monumento a Cristo Rei, construído com doações feitas pelos homens da paróquia que realizaram, as nove primeiras sextas-feiras do mês, uma festa em honr.
     
    Veja mais informações de Cristo Redentor.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Moinho São José.

    Construído pelo imigrante David Tieppo em 1887, o moinho está localizado a 3Km da cidade, em meio a um lindo cenário natural. Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, era utilizado para a moagem do trigo, servindo como principal fonte de renda familiar. Visite .
     
    Veja mais informações de Moinho São José.
 ,