Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Queda do Bíscaro.

    Localizada em propriedade particular, com um acesso em chão batido, aproximadamente 5km do trevo principal da cidade, e com uma bela trilha ecológica para se chegar à queda. O acesso principal se faz pela estrada que liga o trevo principal da cidade ao monumento do Cristo..
     
    Veja mais informações de Queda do Bíscaro.
  • Atrativos
    Em Jaquirana
     

    Cachoeira dos Venâncios.

    A Cachoeira dos Venâncios é um local de rara beleza. Formada pelo Rio Camisas, a Cachoeira está localizada na divisa de Cambará do Sul e de Jaquirana. Possui quatro quedas d’água. O local é próprio para a realizar trilhas ecológicas e tamb.
     
    Veja mais informações de Cachoeira dos Venâncios.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Ecoparque Sperry.

    Em recente edição da conceituada revista Viagem & Turismo, confirma-se a nova tendência em alimentação, o comfort food, consciência verde, personalidade e bom coração. E no Ecoparque Sperry é possível encontrar tudo iss.
     
    Veja mais informações de Ecoparque Sperry.
  • Atrativos
    Em Veranópolis
     

    Tedesco Villa D'Asolo.

    Com 28.000m² em meio a uma floresta mista de araucárias, lago, criação ecológica de ovelhas, galinhas de ovos azuis, verdes e vermelhos, (coleta dos mesmos), gansos, peixes, cultivo, colheita e degustação de hortaliças, frutas, cereais e ervas ar.
     
    Veja mais informações de Tedesco Villa D'Asolo.
 ,