Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Praça da República | Praça das Flores

A Praça da República, carinhosamente chamada de Praça das Flores, situada no centro da cidade, mais especificamente na Avenida XV de Novembro, funde-se com a história da própria Colônia Provincial, pois em 1858 já havia sido definida a sua localização. Hoje conhecida como Praça das Flores é um recanto sempre florido, com seus diversos canteiros e árvores no entorno. Na praça, além do Labirinto Verde, existe o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina. A Praça das Flores ainda é agraciada com a Casa do Artesão, destinada a sediar uma Central de Informações ao turista.

História:

A História da “Praça da República”, situada junto a Avenida 15 de novembro, entre as ruas Rui Barbosa, Frederico Michaelsen e Sete de Setembro, confunde-se com a história da própria “Colônia Provincial de Nova Petrópolis”, quando a sua criação em 7 de setembro de 1858, incluída no Plano Diretor, pelo primeiro Diretor da Colônia, o Agrimensor D.José Maria Vidal.
A Praça sempre foi muito visitada por um motivo muito especial, os seus lindos canteiros de flores e a partir do ano de 1989, tem um outro grande atrativo, com o plantio dos ciprestes cuidadosamente cortados em forma de “cerca viva”, que formam hoje o “Labirinto”.
A Praça tem também dois monumentos, sendo o primeiro, onde consta a placa com os dizeres: “ Homenagem aos colonizadores e batalhadores, pela Emancipação de Nova Petrópolis na data de seu centenário de Colonização. 07/09/1858 – 07/09/1958”. 
Em 1991, iniciaram-se as obras de um monumento maior para homenagear os antepassados, o qual tem em seu topo a placa com o Brasão do Município, e duas placas comemorativas, sendo uma quando a Inauguração em 20 de setembro de 1992, e outra referente a visita do Presidente da República Federal da Alemanha, em 24 de Novembro de 1995. Este Monumento é atualmente usada para as comemorações da Semana da Pátria e também outros eventos. Ao lado deste Monumento encontra-se uma pedra com uma placa com a “Carta Testamento” do ex-Presidente da República, Getúlio Vargas, datada em 24 de agosto de 1954.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Praça da República Praça das Flores

Praça da República Praça das Flores

Praça da República Praça das Flores

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3281-1254

Av.15 de Novembro

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Vila Flores
     

    Villa do Pão - Casa Fiori.

    A família Fiori, buscou em suas raízes, a história da culinária de seus antepassados, que viviam na região montanhosa da Toscana. Essas receitas, somadas aos saberes e fazeres mantidos e vivenciados pelos seus descendentes, que moram em Vila Flores, deram origem ao.
     
    Veja mais informações de Villa do Pão - Casa Fiori.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Biblioteca Pública Castro Alves.

    A Biblioteca Pública Castro Alves foi fundada em 20 de agosto de 1940 e possui um acervo de 32.000 livros, além de mais de 40 títulos de periódicos à disposição da comunidade para consulta ou empréstimo. Além de atender ao p&ua.
     
    Veja mais informações de Biblioteca Pública Castro Alves.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Portal Jardim da Serra Gaúcha.

    O Portal Jardim da Serra Gaúcha é um pórtico de entrada da cidade pela Região das Hortênsias, localizado no km 6 da RS 235. Construído em técnica enxaimel em 2008, é constituído por uma torre em uma das extremidades e por um mirante, inte.
     
    Veja mais informações de Portal Jardim da Serra Gaúcha.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Ponte de Ferro - Rio das Antas.

    Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era .
     
    Veja mais informações de Ponte de Ferro - Rio das Antas.
 ,