Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Salumeria Caminhos de Pedra

Moradia construída em 1889, com pedras de basalto irregular de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca. Destaca-se o sótão, também chamado de "granaro", que servia para armazenagem de grãos e forragens, e também como isolante térmico no inverno. Originalmente era coberta de tabuinhas, também conhecidas como "scandole". As telhas em cerâmica, muito utilizadas pelos alemães, só mais tarde foram incorporadas à arquitetura italiana.

A casa foi adquirida por Ângelo Righesso em 1902 que residiu na mesma até 1919. A partir de 1924 passou a ser propriedade e moradia da família Merlo. Em maio de 1992 o casal Avelino e Maria Merlo receberam nesta casa o primeiro grupo de turistas da CVC, procedente de São Paulo, marcando o início do Roteiro Caminhos de Pedra, atividade que mantiveram até sua morte.

No ano de 2007 o imóvel foi readquirido por Orlando Righesso, neto de Ângelo Righesso, o qual, a partir de 2009, restaurou o imóvel. Por esse motivo, a partir desta data, a casa passa a denominar-se Casa Righesso, onde, em novembro de 2012, passa a funcionar a Salumeria Caminhos de Pedra, estabelecimento especializado em embutidos (salame, copa, culatello...). Historicamente o salame representa uma das mais antigas formas de conservação da carne. O seu nome deriva do latim medieval SALUMEN, ou seja, o melhor das coisas temperadas.

Na parte superior, antigo “granaro”, está localizado o memorial onde é detalhada a história da casa e a história dos produtos Aida, tradicional empresa de embutidos que funciona em Bento Gonçalves desde 1992 e é propriedade da família Gasperin que tem parentesco com a família Righesso.

Na parte inferior da casa, encontra-se o varejo, onde é feita a degustação e comercialização dos produtos, em um ambiente que nos remete ao passado.

Atendimento das 09:00h ás 18:00h terça a domingo

  • Degustação
  • Memorial
  • Varejo
 

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3455-6299

Linha Palmeiro

 

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Serafina Corrêa
     

    Via Gênova.

    É constituída por um conjunto de réplicas de prédios históricos de diferentes regiões da Itália. Nos seis prédios, La Rotonda, Castelo Inferiore di Marostica, Casa di Giulietta, Casa di Romeo, Il Colosseo (em fase de construção) e.
     
    Veja mais informações de Via Gênova.
  • Atrativos
    Em Antônio Prado
     

    Centro Cultural Padre Schio.

    No espaço destinado ao Museu Municipal encontra-se boa parte da história de Antônio Prado, peças/objetos de grande significado histórico/cultural que retratam a identidade local. A visita ao museu proporciona uma viagem ao passado, mostrando a história de um .
     
    Veja mais informações de Centro Cultural Padre Schio.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Monumento 130 Anos da Imigração Italiana.

    A obra foi inaugurada em dezembro de 2005. Por Farroupilha ser Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o monumento estiliza a proa de um navio a vapor, fazendo referência ao meio de transporte utilizado na chegada dos primeiros imigrantes da Itália ao Bras.
     
    Veja mais informações de Monumento 130 Anos da Imigração Italiana.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Museu Padre Alberto Lamonatto.

    O museu está instalado dentro do prédio da subprefeitura de Otávio Rocha, que também pelas suas características construtivas merece destaque. Hoje, além dos serviços administrativos do distrito, acolhe o acervo histórico doado pe.
     
    Veja mais informações de Museu Padre Alberto Lamonatto.
 ,