Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Flores da Cunha

  • Pórtico
    Pórtico
Bombeiros 193 / (054) 3292-5185
Brigada Militar 190 / (054) 3292-2000
Cartório Eleitoral (054) 3292-2797
Câmara de Vereadores (054) 3292-6400
Corsan (054) 3292-3610
Delegacia de Polícia (054) 3292-2100
Estação Rodoviária (054) 3292-1153
Fórum (054) 3292-1711
Prefeitura Municipal (054) 3292-1722
Táxi Central (054) 3292-2070

  • Campanário
    Campanário
  • Terra do Galo
    Terra do Galo
  • Vinícola Argenta
    Vinícola Argenta

Flores da Cunha

Flores da Cunha foi colonizada no início de 1879, quando trinta famílias vindas do norte da Itália, mais precisamente das províncias de Vêneto, Piemonte e Treviso, estabeleceram-se no lugar que denominaram Nova Trento. Seu nome é uma homenagem ao general José Antonio Flores da Cunha. A cidade possui uma economia bastante forte, mas sua característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente.

Um aspecto relevante do município é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas inúmeras parreiras.

No turismo, temos quatro roteiros: APROMONTES (visitação e degustação às vinícolas da rota), CAMINHOS DA COLÔNIA (enogastronomia que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul), MELHOR IDADE (atrações para pessoas acima de cinquenta anos) e EXPERIÊNCIA VIVA (roteiro integrado entre os municípios de Flores da Cunha, Antonio Prado, Caxias do Sul, São Marcos e Nova Pádua). Além disso, há um importante calendário de eventos, onde se destaca: a Feira de Inverno, anual; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, projetando Flores da Cunha a nível nacional, pelo espetáculo comunitário de fé e arte através da confecção dos tapetes em serragem colorida; o Rodeio Crioulo Nacional; e, ainda, a maior festa: a celebração da uva e do vinho e dos costumes, através da festa Nacional da Vindima, que ocorre a cada quatro anos.

   
  • Atrativos
    Em Rolante
     

    Morro Grande.

    Localizado a 841 metros de altitude, o Morro Grande é o ponto culminante do Município de Rolante. Conta com uma infra-estrutura de banheiros, churrasqueiras e luz elétrica. No Morro Grande é realizado no mês de março o Campeonato Gaúcho de Vôo Li.
     
    Veja mais informações de Morro Grande.
  • Atrativos
    Em Igrejinha
     

    Morro Alto da Pedra.

    Á 700 metros acima do nível do mar, é utilizado para decolagens de Asa-delta e de Parapente (voo livre). Estrada geral de Serra Grande, cerca de 7,5 km do centro da cidade, por estrada de chão até a base do morro. Estrada de subida com dois trechos concretados de .
     
    Veja mais informações de Morro Alto da Pedra.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Cânion Itaimbezinho.

    O Itaimbezinho é o cânion mais famoso da região. Fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. O Instituto Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. Os seus.
     
    Veja mais informações de Cânion Itaimbezinho.
  • Atrativos
    Em São José dos Ausentes
     

    Pico do Monte Negro.

    Localiza-se a 45km da sede do município, com acesso pela estrada municipal Silveira, constituindo-se no ponto mais alto e frio do Rio Grande do Sul, com 1403m de altitude..
     
    Veja mais informações de Pico do Monte Negro.
 ,