Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Guaporé

  • Trilha do Viaduto
    Trilha do Viaduto
  • Cristo Redentor
    Cristo Redentor
Bombeiros 193 / (054) 3443-1766
Brigada Militar 190 / (054) 3443-1148
Correios (054) 3443-1180
Corsan (054) 3443-1392
Delegacia de Polícia (054) 3443-1592
Fórum (054) 3443-1173
Hospital (054) 3443-1377
Posto de Saúde (054) 3443-6700
Prefeitura Municipal (054) 3443-4430
Rodoviária (054) 3443-1352

  • Autódromo Internacional
    Autódromo Internacional
  • Cristo Redentor
    Cristo Redentor
  • Túnel Mula Preta
    Túnel Mula Preta

Guaporé

A história do município é naturalmente indígena, constituindo-se de fato com a chegada dos primeiros imigrantes, em sua maioria italianos, provindos do norte da Itália. O nome de Guaporé significa “Vale Deserto”, escolhido pelos primeiros moradores, índios do grupo “Ge”, da nação “Ibia” ou “Kaingang”. Foi emancipada em 11 de dezembro de 1903, tendo como Intendente Dr. Vespasiano Rodrigues Corrêa. É uma cidade projetada com quadras de 100m por 100m e avenidas de 25m, desde 1903. Existem poucas localidades com esse planejamento no país.

A principal atividade econômica do município é industrial, onde pode-se destacar o setor joalheiro, metal-mecânico e de confecções. O setor joalheiro abrange mais de cento e sessenta empresas e o de confecções mais de cento e vinte, principalmente no setor de lingerie, fitness e moda praia. Nesses segmentos, a atividade industrial ocasionou o surgimento de dezenas de lojas de fábrica que são responsáveis pelo turismo de compras. O mesmo vem crescendo de forma acentuada em nosso município, fazendo com que haja um constante surgimento de novas empresas, tanto no setor industrial quanto comercial. O município destaca-se como capital da hospitalidade e maior produtor de joias folhadas do Rio Grande do Sul e segundo do Brasil.

O principais eventos de Guaporé são: a Mostra Guaporé (feira de negócios); Semana Farroupilha; Via Sacra no Morro do Cristo (evento integrante do Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul); provas automobilísticas a nível regional, estadual e nacional, como a Fórmula Truck; a participação no concurso estadual Garota Verão; Carnaval; semana alusiva às comemorações da Pátria; Rodeio Crioulo; atividades comemorativas ao aniversário do município; comemorações ligadas ao Natal, incluindo a decoração da cidade e a chegada do Papai Noel.

   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Casarão dos Veronese - Otávio Rocha.

    Em 1980 iniciam-se as tentativas para o tombamento da casa com levantamentos históricos de diversas universidades do Rio Grande do Sul, como UCS, Unisinos e UFRGS. Em 23 de dezembro de 1986 o Casarão é tombado pelo IPHAE, sendo considerado um dos mais importantes prédio.
     
    Veja mais informações de Casarão dos Veronese - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Museu Irmã Tarcila Afonso.

    O Museu Irmã Tarcila Afonso foi criado no dia 3 de dezembro de 2001 pela Prefeitura de Cambará do Sul com o propósito de resgatar e preservar a história da comunidade. Possui um acervo com mais de 400 peças, que foram doadas pelos moradores. Está localizado .
     
    Veja mais informações de Museu Irmã Tarcila Afonso.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Monumento Centenário da Colonização - Otávio Rocha.

    É composto de uma plataforma com visão panorâmica da região, nela está incrustada uma cruz com 14 metros de altura e uma estátua de cristo crucificado em tamanho natural. O acesso ao topo é através de uma escadaria com mais de 170 degraus..
     
    Veja mais informações de Monumento Centenário da Colonização - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Esmeralda
     

    Memorial José Mendes.

    Localizado no 1º distrito de Esmeralda, capela Santa Terezinha, foi construído em homenagem ao cantor José Mendes, morto em acidente na década de 70. Possui museu que abriga objetos pessoais, reportagens, fotografias e documentos que contam a trajetória do artista, a.
     
    Veja mais informações de Memorial José Mendes.
 ,