Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Guaporé

  • Trilha do Viaduto
    Trilha do Viaduto
  • Cristo Redentor
    Cristo Redentor
Bombeiros 193 / (054) 3443-1766
Brigada Militar 190 / (054) 3443-1148
Correios (054) 3443-1180
Corsan (054) 3443-1392
Delegacia de Polícia (054) 3443-1592
Fórum (054) 3443-1173
Hospital (054) 3443-1377
Posto de Saúde (054) 3443-6700
Prefeitura Municipal (054) 3443-4430
Rodoviária (054) 3443-1352

  • Autódromo Internacional
    Autódromo Internacional
  • Cristo Redentor
    Cristo Redentor
  • Túnel Mula Preta
    Túnel Mula Preta

Guaporé

A história do município é naturalmente indígena, constituindo-se de fato com a chegada dos primeiros imigrantes, em sua maioria italianos, provindos do norte da Itália. O nome de Guaporé significa “Vale Deserto”, escolhido pelos primeiros moradores, índios do grupo “Ge”, da nação “Ibia” ou “Kaingang”. Foi emancipada em 11 de dezembro de 1903, tendo como Intendente Dr. Vespasiano Rodrigues Corrêa. É uma cidade projetada com quadras de 100m por 100m e avenidas de 25m, desde 1903. Existem poucas localidades com esse planejamento no país.

A principal atividade econômica do município é industrial, onde pode-se destacar o setor joalheiro, metal-mecânico e de confecções. O setor joalheiro abrange mais de cento e sessenta empresas e o de confecções mais de cento e vinte, principalmente no setor de lingerie, fitness e moda praia. Nesses segmentos, a atividade industrial ocasionou o surgimento de dezenas de lojas de fábrica que são responsáveis pelo turismo de compras. O mesmo vem crescendo de forma acentuada em nosso município, fazendo com que haja um constante surgimento de novas empresas, tanto no setor industrial quanto comercial. O município destaca-se como capital da hospitalidade e maior produtor de joias folhadas do Rio Grande do Sul e segundo do Brasil.

O principais eventos de Guaporé são: a Mostra Guaporé (feira de negócios); Semana Farroupilha; Via Sacra no Morro do Cristo (evento integrante do Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul); provas automobilísticas a nível regional, estadual e nacional, como a Fórmula Truck; a participação no concurso estadual Garota Verão; Carnaval; semana alusiva às comemorações da Pátria; Rodeio Crioulo; atividades comemorativas ao aniversário do município; comemorações ligadas ao Natal, incluindo a decoração da cidade e a chegada do Papai Noel.

   
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Catedral de Pedra.

    A construção da Igreja Matriz de Canela teve inicio em 1953 com projeto do arq. Bernardo Satori; em 1954, os alicerces já estavam bem adiantados; em 1955, ficou definido que a nova igreja seria revestida de pedra basalto; em 64 foram concluídas as paredes ao redor da .
     
    Veja mais informações de Catedral de Pedra.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Festas de Comunidade / Religiosas ( Sagras ).

    Uma das tradições mais vivas da Colonização Italiana é a comemoração da Festa do Padroeiro de cada capela do interior. Assim, a cada domingo há festa em alguma localidade que começa com a parte religiosa de manhã com missa festi.
     
    Veja mais informações de Festas de Comunidade / Religiosas ( Sagras ).
  • Atrativos
    Em Caxias do Sul
     

    Igreja São Pelegrino.

    A devoção a São Pelegrino, em Caxias do Sul, está vinculada aos primórdios da imigração italiana e da fundação da cidade. Em 1879 a família Sartori chegava ao antigo "Campo dos Bugres" trazendo a imagem do Santo que se habitu.
     
    Veja mais informações de Igreja São Pelegrino.
  • Atrativos
    Em Veranópolis
     

    Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

    A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga é a atualmente a principal igreja do município de Veranópolis. É uma igreja católica e está localizada no centro da cidade, na Praça 15 de Novembro que é ladeada pelas ruas Carlos Barbosa e Andrade de Nev.
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.
 ,