Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

São José dos Ausentes

Campos de Cima da Serra

  • Desnível dos Rios
    Desnível dos Rios
  • Pico do Monte Negro
    Pico do Monte Negro
  • Cachoeiras
    Cachoeiras
Ambulatório Municipal (054) 3234-1061
Brigada Militar (054) 3234-1070
Estação Rodoviária (054) 3234-1202
Prefeitura Municipal (054) 3234-1100
Secretaria Municipal de Turismo (054) 3234-1006

  • Natureza
    Natureza
  • Cânions
    Cânions
  • Campos de Cima da Serra
    Campos de Cima da Serra
  • Baixas Temperaturas
    Baixas Temperaturas

São José dos Ausentes

Ausentes fica explicado pelo fato de os primeiros donos não assumirem a Fazenda que, por duas vezes, foi leiloada, devido à ausência dos seus proprietários ou à inexistência de sucessores. O desbravamento da fazenda teve seu início no ano de 1729, quando Souza e Faria abriu o Caminho dos Conventos.

A Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados.

Do primeiro caminho de tropeiros que cruzavam os Campos de Cima da Serra e da passagem de alguns Jesuítas que fugiam das Missões ficaram vestígios nos colossais mangueirões de pedra. Hoje são museus de pedra ao ar livre e estão entre as construções mais antigas do Estado.

São José dos Ausentes está situada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, separada de Santa Catarina pelas muralhas e contrafortes dos Aparados da Serra, sendo o Pico do Monte Negro, com seus 1403 metros de altitude , o ponto mais alto do Estado.

A viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário da cidade, sendo que, na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.

Emancipado em 1992, o município de São José dos Ausentes é considerado um postal dos Campos de Cima da Serra, abrigando as mais altas nascentes de águas claras do Estado. Aproximados 100km de paredões (muralhas) da Serra Geral, os capões que guardam segredos, as araucárias topetudas e a vegetação da quina dos peraus barbados de musgos multicoloridos formam a paisagem local.

As taipas levantadas por antigos sesmeiros das vetustas mangueiras de pedras e divisas de fazendas bordadas de musgos brancos, e as tronqueiras e palanques crinudos de musgos amarelo acinzentados, cernes das mais nobres madeiras da variada vegetação serrana, compõem um poema vivo à espera de um recitador.

   
  • Atrativos
    Em Igrejinha
     

    Morro Alto da Pedra.

    Á 700 metros acima do nível do mar, é utilizado para decolagens de Asa-delta e de Parapente (voo livre). Estrada geral de Serra Grande, cerca de 7,5 km do centro da cidade, por estrada de chão até a base do morro. Estrada de subida com dois trechos concretados de .
     
    Veja mais informações de Morro Alto da Pedra.
  • Atrativos
    Em Cotiporã
     

    Morro do Céu ou Cerro dos Baianos.

    Originada de derrames basálticos na era mesozóica, à aproximadamente 136 milhões de anos, a formação rochosa que ali se formou, é um cerro que destaca-se por estar isolado no relevo, circulando quase que totalmente o Rio das Antas. O nome Morro d.
     
    Veja mais informações de Morro do Céu ou Cerro dos Baianos.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Cânion Itaimbezinho.

    O Itaimbezinho é o cânion mais famoso da região. Fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. O Instituto Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. Os seus.
     
    Veja mais informações de Cânion Itaimbezinho.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Mirante Gelain.

    Mirante Gelain localiza-se no Travessão Alfredo Chaves, A 11km do centro, onde se pode avistar a Cascata Bordin, uma queda d’água de 135 metros de altura e deslumbrante vista do Rio das Antas ao pé da montanha. O mirante está a 650 metros do nível do mar e 42.
     
    Veja mais informações de Mirante Gelain.
 ,