Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Campos de Cima da Serra
    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na (...)

    Microrregião Campos de Cima da Serra

    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na parte mais alta do Estado. A leste, estão os cânions dos Aparados da Serra e ao norte a Serra Catarinense. Junto às regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, os Campos de Cima da Serra formam um dos mais belos destinos turísticos da Serra Gaúcha.

    TRADIÇÃO GAÚCHA

    A região teve como primeiros habitantes os índios. Ainda hoje é possível encontrar vestígios dessa civilização em casas subterrâneas e em objetos encontrados em escavações. Porém, os usos e costumes do povo serrano estão voltados para a cultura dos antigos tropeiros e do gaúcho.

    Na gastronomia, destaque para as comidas campeiras preparadas com pinhão, charque, abóbora, mandioca, o típico churrasco e sobremesas de origem portuguesa, como o doce de gila, fruta típica da região.

    TROPEIRISMO

    A história do gaúcho serrano mistura-se à cultura do tropeirismo, época importante para a economia do país e também para a região. Os tropeiros atravessavam o país, comercializando animais e produtos. Com isso, muitas cidades da região foram fundadas. Os corredores por onde passavam tropas estão sendo resgatados e transformados em trilhas para passeios em mulas.

    ATRATIVOS

    Cercada por florestas de araucárias, esta é uma das regiões mais belas do país. Nos Campos de Cima da Serra, o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto obras-primas da natureza, como os cânions dos Aparados da Serra.

    A região também é ótima para quem busca aventura. São oferecidas atividades de rapel, passeio de bote, travessias de cânions, trilhas de quadriciclos e jipes e belos passeios por cachoeiras e lajeados de águas cristalinas. Conhecida também como a Patagônia brasileira, os Campos de Cima da Serra oferecem locais especiais para a pesca esportiva de trutas e outras espécies de peixes.

    O FRIO

    No inverno, a grande atração é o frio. Com temperaturas abaixo de zero, paisagens e casas quase sempre amanhecem cobertas pelo branco das geadas. Os lagos e as cachoeiras congelam e a região, que já é linda, fica encantadora. Contudo, nesta estação, a neve é a estrela mais aguardada pelos visitantes. Conheça os Campos de Cima da Serra e sua típica hospitalidade!

  • Bom Jesus
  • Cambará do Sul
  • Esmeralda
  • Jaquirana
  • São José dos Ausentes
  • Vacaria
   
  • Atrativos
    Em Nova Pádua
     

    Parque dos Peixes .

    Localizado no interior do município, com acesso asfáltico, encontra-se pesque-pague, restaurante, bar, quadras esportivas, parque, pedalinhos, camping e churrasqueiras..
     
    Veja mais informações de Parque dos Peixes .
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Rio Carreiro.

    Propício para a prática do RAFTING, o Rio Carreiro é um afluente da margem direita do Rio Taquari. Nasce na Coxilha Grande, no Município de Lagoa Vermelha. Bastante sinuoso, faz 70km de percurso em território guaporense..
     
    Veja mais informações de Rio Carreiro.
  • Atrativos
    Em Vacaria
     

    Vale do Rio Pelotas.

    O rio Pelotas faz divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar impressiona pela grande área verde que apresenta. Na parte rodoviária da divisa existe uma área destinada para pesca e acampamento, mediante permissão da Brigada Militar local..
     
    Veja mais informações de Vale do Rio Pelotas.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Gramado Golf Club.

    Considerado um dos mais belos campos de golf do Brasil, é rico em araucárias e possui vegetação abundante. Topografia em altiplano, lagos, grama natural, bar e restaurante.  Horário de funcionamento: 7:30h às 18h – de Terça a Domingo..
     
    Veja mais informações de Gramado Golf Club.
 ,