Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Campos de Cima da Serra
    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na (...)

    Microrregião Campos de Cima da Serra

    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na parte mais alta do Estado. A leste, estão os cânions dos Aparados da Serra e ao norte a Serra Catarinense. Junto às regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, os Campos de Cima da Serra formam um dos mais belos destinos turísticos da Serra Gaúcha.

    TRADIÇÃO GAÚCHA

    A região teve como primeiros habitantes os índios. Ainda hoje é possível encontrar vestígios dessa civilização em casas subterrâneas e em objetos encontrados em escavações. Porém, os usos e costumes do povo serrano estão voltados para a cultura dos antigos tropeiros e do gaúcho.

    Na gastronomia, destaque para as comidas campeiras preparadas com pinhão, charque, abóbora, mandioca, o típico churrasco e sobremesas de origem portuguesa, como o doce de gila, fruta típica da região.

    TROPEIRISMO

    A história do gaúcho serrano mistura-se à cultura do tropeirismo, época importante para a economia do país e também para a região. Os tropeiros atravessavam o país, comercializando animais e produtos. Com isso, muitas cidades da região foram fundadas. Os corredores por onde passavam tropas estão sendo resgatados e transformados em trilhas para passeios em mulas.

    ATRATIVOS

    Cercada por florestas de araucárias, esta é uma das regiões mais belas do país. Nos Campos de Cima da Serra, o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto obras-primas da natureza, como os cânions dos Aparados da Serra.

    A região também é ótima para quem busca aventura. São oferecidas atividades de rapel, passeio de bote, travessias de cânions, trilhas de quadriciclos e jipes e belos passeios por cachoeiras e lajeados de águas cristalinas. Conhecida também como a Patagônia brasileira, os Campos de Cima da Serra oferecem locais especiais para a pesca esportiva de trutas e outras espécies de peixes.

    O FRIO

    No inverno, a grande atração é o frio. Com temperaturas abaixo de zero, paisagens e casas quase sempre amanhecem cobertas pelo branco das geadas. Os lagos e as cachoeiras congelam e a região, que já é linda, fica encantadora. Contudo, nesta estação, a neve é a estrela mais aguardada pelos visitantes. Conheça os Campos de Cima da Serra e sua típica hospitalidade!

  • Bom Jesus
  • Cambará do Sul
  • Esmeralda
  • Jaquirana
  • São José dos Ausentes
  • Vacaria
   
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Pinheiro Multissecular.

    O Pinheiro Multissecular é um atrativo natural, quase solitário na sua espécie, situado na Linha Imperial. Localizado na propriedade de Lourdes Grings, o acesso ao pinheiro fica junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235. Sua altura é de 45 m.
     
    Veja mais informações de Pinheiro Multissecular.
  • Atrativos
    Em Marau
     

    Parque Municipal Lauro Ricieli Bortolon.

    Área de lazer com 27,5 ha. Em meio a natureza o parque conta com diversos atrativos..
     
    Veja mais informações de Parque Municipal Lauro Ricieli Bortolon.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Praça Rio Branco.

    A Praça Rio Branco segue a tendência de muitas cidades brasileira. Localiza-se em frente à Igreja Matriz. O primeiro projeto para construção da praça foi de autoria do renomado pintor Iberê Camargo. Além de bancos e decoração r&uacu.
     
    Veja mais informações de Praça Rio Branco.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Parque do Caracol.

    Quem já visitou a Serra Gaúcha reconhece a satisfação que é descansar, passear e deliciar-se com os prazeres oferecidos. As belezas de Canela, hoje são conhecidas em todo o país. A natureza e seus pontos de atração são respons.
     
    Veja mais informações de Parque do Caracol.