Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Campos de Cima da Serra
    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na (...)

    Microrregião Campos de Cima da Serra

    A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra. A região está localizada no nordeste gaúcho, na parte mais alta do Estado. A leste, estão os cânions dos Aparados da Serra e ao norte a Serra Catarinense. Junto às regiões das Hortênsias e Uva e Vinho, os Campos de Cima da Serra formam um dos mais belos destinos turísticos da Serra Gaúcha.

    TRADIÇÃO GAÚCHA

    A região teve como primeiros habitantes os índios. Ainda hoje é possível encontrar vestígios dessa civilização em casas subterrâneas e em objetos encontrados em escavações. Porém, os usos e costumes do povo serrano estão voltados para a cultura dos antigos tropeiros e do gaúcho.

    Na gastronomia, destaque para as comidas campeiras preparadas com pinhão, charque, abóbora, mandioca, o típico churrasco e sobremesas de origem portuguesa, como o doce de gila, fruta típica da região.

    TROPEIRISMO

    A história do gaúcho serrano mistura-se à cultura do tropeirismo, época importante para a economia do país e também para a região. Os tropeiros atravessavam o país, comercializando animais e produtos. Com isso, muitas cidades da região foram fundadas. Os corredores por onde passavam tropas estão sendo resgatados e transformados em trilhas para passeios em mulas.

    ATRATIVOS

    Cercada por florestas de araucárias, esta é uma das regiões mais belas do país. Nos Campos de Cima da Serra, o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto obras-primas da natureza, como os cânions dos Aparados da Serra.

    A região também é ótima para quem busca aventura. São oferecidas atividades de rapel, passeio de bote, travessias de cânions, trilhas de quadriciclos e jipes e belos passeios por cachoeiras e lajeados de águas cristalinas. Conhecida também como a Patagônia brasileira, os Campos de Cima da Serra oferecem locais especiais para a pesca esportiva de trutas e outras espécies de peixes.

    O FRIO

    No inverno, a grande atração é o frio. Com temperaturas abaixo de zero, paisagens e casas quase sempre amanhecem cobertas pelo branco das geadas. Os lagos e as cachoeiras congelam e a região, que já é linda, fica encantadora. Contudo, nesta estação, a neve é a estrela mais aguardada pelos visitantes. Conheça os Campos de Cima da Serra e sua típica hospitalidade!

  • Bom Jesus
  • Cambará do Sul
  • Esmeralda
  • Jaquirana
  • São José dos Ausentes
  • Vacaria
   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Distrito de Otávio Rocha.

    Típica localidade do interior, Otávio Rocha alia à sua atividade rural às vinícolas e a atividade turística, com hotel e diversos restaurantes e, suas festas alegres: Festa Colonial da Uva (Fecouva), Festa da Colônia, além das festas religiosa.
     
    Veja mais informações de Distrito de Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Kartódromo.

    Inaugurado no ano de 2000, com uma pista de 800m. Em seu calendário encontramos provas de âmbito estadual e regional..
     
    Veja mais informações de Kartódromo.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Praça da Imigração Italiana.

    Esta praça está situada na localidade que recebeu as três primeiras famílias de imigrantes italianos instalados no Rio Grande do Sul, em 1875. Nela há a réplica dos passaportes destes imigrantes, há ainda a Igreja Santa Helena da Cruz, parque infantil,.
     
    Veja mais informações de Praça da Imigração Italiana.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Pinheiro Multissecular.

    O Pinheiro Multissecular é um atrativo natural, quase solitário na sua espécie, situado na Linha Imperial. Localizado na propriedade de Lourdes Grings, o acesso ao pinheiro fica junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235. Sua altura é de 45 m.
     
    Veja mais informações de Pinheiro Multissecular.
 ,