No começo da Serra Gaúcha, onde o Brasil é temperado pelo frio, está Gramado, cuidadosamente colonizada por alemães e italianos, que construíram uma cidade encantadora em meio à natureza de uma paisagem européia. A cidade é cheia de detalhes na arquitetura, nas ruas floridas e no comércio de artesanato, roupas de lã e couro, objetos de decoração, vinhos, queijos e os famosos chocolates.
Entre colinas e bosques, hotéis e pousadas charmosas fazem da hospedagem um prazer à parte, cercado de qualidade e atendimento atencioso. Na gastronomia não é diferente, esmerada nos sabores alemães e italianos e no requinte dos ambientes. A natureza cerca Gramado com a tranqüilidade e originalidade das colônias e com a imponência de montanhas e canyons que despertam para uma viagem de aventura
Canela é uma cidade que oferece boa estrutura de comércio e serviço sem deixar de ser pacata e tranqüila. A cidade é muito conhecida por haver famosas atrações turísticas, tais como a Cascata do Caracol.
A identidade de São Francisco de Paula pode ser reconhecida em cada serrano, pois os costumes tradicionalistas estão presentes no dia-a-dia da comunidade, nos eventos, na culinária e nas lidas campeiras.
Nova Petrópolis é um lugar em que o forte sotaque alemão do povo é uma atração à parte. Muito verde e muita vida estão presentes nesse pequeno recanto gaúcho. Nova Petrópolis se esmerou em manter sempre seu jardim florido e convidativo para todos visitarem e se encantarem. Possui uma paisagem privilegiada. Há sempre flores nas casas, nas praças e há também a hospitalidade das pessoas que ainda conservam um forte sotaque alemão.
A Região das Hortênsias é composta por cinco cidades, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula.