Olá Visitante
Login | Cadastre-se
  • Microrregião Vale do Paranhana
    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente (...)

    Microrregião Vale do Paranhana

    O Vale do Paranhana representa uma região onde a predominância das culturas alemã e italiana, a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural diferem de qualquer outro lugar no Estado do Rio Grande Sul.

    Essa região é peculiar, pois preserva em sua cultura características diferenciadas, como o uso do idioma alemão (dialeto Hunsrück), o associativismo, a religiosidade das comunidades católicas e evangélicas, a celebração de festas familiares e comunitárias e a organização da pequena propriedade rural, com mão-de-obra familiar. A agricultura e a pecuária fazem parte do cotidiano com pouco uso de tecnologia. A junta de bois e as ferramentas tradicionais são muito utilizadas e é comum encontrar ainda as moendas de cana, descascadores e debulhadores manuais.

    O Vale do Paranhana apresenta-se como uma região rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianas. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães.

    Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfet de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia uma natureza exuberante e preservada. Em Parobé, os sítios de convivência demonstram a riqueza do seu interior.

    Pela diversidade de seus atrativos, facilidade de acesso e hospitalidade de seu povo, o Vale do Paranhana é o destino perfeito para quem quer um contato autêntico com a riqueza cultural e natural da região.

  • Igrejinha
  • Parobé
  • Rolante
  • Taquara
  • Três Coroas
   
  • Atrativos
    Em Vila Flores
     

    Capitel Divino Pai Eterno.

    Há muito tempo atrás, os pais, presentearam sua filha Glória, com um terreno dizendo-lhe que “um dia ela iria precisar dele e que ali aconteceriam muitas coisas boas”. Neste terreno hoje existe um capitel dedicado ao Divino Pai Eterno. Um local de reflexão e m.
     
    Veja mais informações de Capitel Divino Pai Eterno.
  • Atrativos
    Em Vila Flores
     

    Capela São Jorge.

    A capela São Jorge, toda construída em pedra,contando coma as primeiras imagens dos santos, feitas de madeira.Conforme os atuais moradores da capela São Jorge, os primeiros imigrantes ao local por volta de 1893.  Recém chegados, os imigrantes construíram um pe.
     
    Veja mais informações de Capela São Jorge.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Morro Calvário.

    Abrigando anualmente as cenas finais e mais emocionantes da encenação da Paixão e Morte de Cristo, do alto de seus 720 metros, o Morro Calvário possibilita uma deslumbrante visão do município. Além da Igreja Nossa Senhor das Dores, que fica no topo do.
     
    Veja mais informações de Morro Calvário.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Nossa Senhora da Uva - Otávio Rocha.

    Pelo ano de 1997 o Padre José Casanova entregou de presente ao vigário Pe. Homero Rui Rossi, vigário de Otávio Rocha, um quadro de N.S. da Uva, comprado em 1964 em Paris. A reprodução se origina de um quadro do pintor francês Pierre Mignoud (1612-169.
     
    Veja mais informações de Nossa Senhora da Uva - Otávio Rocha.
 ,