Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela São Jorge

A capela São Jorge, toda construída em pedra,contando coma as primeiras imagens dos santos, feitas de madeira.
Conforme os atuais moradores da capela São Jorge, os primeiros imigrantes ao local por volta de 1893.  Recém chegados, os imigrantes construíram um pequeno capitel de madeira, nas imediações da atual capela- provavelmente um pouco para trás. Neste pequeno capitel, os colonos se reuniam aos domingos ou sábados, a fim de rezarem o terço e cantarem o ofício, ou as vésperas como costumavam chamar. Ainda existe o quadro de São Jorge que era venerado no capitel primitivo e que fora trazido da Itália, pelos próprios imigrantes. 
No ano de 1905, toda a colônia de Alfredo Chaves foi atingida pela “grande infestação de gafanhotos” que, devido à falta de recursos para enfrenta-los, tornou-se calamidade pública. Foi terrível. Os gafanhotos arrasavam tudo: plantações, pastagens e vegetação. Foi um ano de miséria e muita fome, porque não escapava nada à sanha dos gafanhotos. 
Os imigrantes buscaram alento na fé, pois somente Deus poderia resolver problema tão grave. Daí surgiram as promessas, como é o caso da gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis, que é o primeiro monumento a ela construído no Brasil. A pedra fundamental foi benta e lançada no dia 16.07.1906 e a inauguração da gruta ocorreu no dia 16.07.1907, sendo que a estátua da virgem foi esculpida pelo Santaro Antonio Triches.
Da mesma forma surgiu a capela São Jorge, em cumprimento a uma promessa feita, por ocasião da grande infestação. Os colonos se reuniram e construíram um verdadeiro monumento de pedra, dedicado a São Jorge. Para a construção da capela eles mesmos cavaram uma lajeira, próximo ao local da construção, e dela extraíram as pedras. Todos trabalhavam, inclusive as mulheres. Alguns extraiam as lajes, outros as transportavam até o local da construção, outro faziam o barro e outros faziam às vezes de pedreiros.
A artística estátua de São Jorge foi esculpida pelo famoso “santaro”de Alfredo Chaves”, Antônio Triches. Ela é feita de cedro puro e foi esculpida no próprio local, a alguns metros da capela. As imagens dos altares laterais- Nossa Senhora do Rosário e São José- também foram esculpidas em cedro e pelo mesmo santeiro. As três imagens, ainda intactas, formam um conjunto de arte sacra, de rara beleza e de valor inestimável. A capela , toda feita de pedra a partir das bases é um autêntico marco da fé e de luta dos imigrantes italianos e de seus descendentes.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela São Jorge

Capela São Jorge

Capela São Jorge

Entre em Contato

(054) 3447-131

Linha Visconde de Pelotas

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Igrejinha
     

    Casa de Pedra.

    A primeira casa construída em alvenaria serviu como moradia da família de Tristão Monteiro e armazém de abastecimento para os primeiros imigrantes que chegaram na região. Em 07 de dezembro de 2010, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta t.
     
    Veja mais informações de Casa de Pedra.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Museu do Chocolate.

    A Prawer oferece ao turista uma visita de lazer e cultura sobre o mundo do chocolate. Além da história da Prawer, a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, você pode conhecer elementos históricos e curiosidades sobre o cacau, fabricação e cons.
     
    Veja mais informações de Museu do Chocolate.
  • Atrativos
    Em São Francisco de Paula
     

    Monumentos à Cuia e ao Carreteiro.

    Situados ao longo dos canteiros da avenida principal da cidade, os dois monumentos destacam aspectos e lendas do folclore gaúcho. A Cuia simboliza a tradição e a hospitalidade do povo gaúcho. O Negrinho do Pastoreio é um dos mais famosos personagens do Folclore Gau.
     
    Veja mais informações de Monumentos à Cuia e ao Carreteiro.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Museu Irmã Tarcila Afonso.

    O Museu Irmã Tarcila Afonso foi criado no dia 3 de dezembro de 2001 pela Prefeitura de Cambará do Sul com o propósito de resgatar e preservar a história da comunidade. Possui um acervo com mais de 400 peças, que foram doadas pelos moradores. Está localizado .
     
    Veja mais informações de Museu Irmã Tarcila Afonso.
 ,