Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Capela São Jorge

A capela São Jorge, toda construída em pedra,contando coma as primeiras imagens dos santos, feitas de madeira.
Conforme os atuais moradores da capela São Jorge, os primeiros imigrantes ao local por volta de 1893.  Recém chegados, os imigrantes construíram um pequeno capitel de madeira, nas imediações da atual capela- provavelmente um pouco para trás. Neste pequeno capitel, os colonos se reuniam aos domingos ou sábados, a fim de rezarem o terço e cantarem o ofício, ou as vésperas como costumavam chamar. Ainda existe o quadro de São Jorge que era venerado no capitel primitivo e que fora trazido da Itália, pelos próprios imigrantes. 
No ano de 1905, toda a colônia de Alfredo Chaves foi atingida pela “grande infestação de gafanhotos” que, devido à falta de recursos para enfrenta-los, tornou-se calamidade pública. Foi terrível. Os gafanhotos arrasavam tudo: plantações, pastagens e vegetação. Foi um ano de miséria e muita fome, porque não escapava nada à sanha dos gafanhotos. 
Os imigrantes buscaram alento na fé, pois somente Deus poderia resolver problema tão grave. Daí surgiram as promessas, como é o caso da gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis, que é o primeiro monumento a ela construído no Brasil. A pedra fundamental foi benta e lançada no dia 16.07.1906 e a inauguração da gruta ocorreu no dia 16.07.1907, sendo que a estátua da virgem foi esculpida pelo Santaro Antonio Triches.
Da mesma forma surgiu a capela São Jorge, em cumprimento a uma promessa feita, por ocasião da grande infestação. Os colonos se reuniram e construíram um verdadeiro monumento de pedra, dedicado a São Jorge. Para a construção da capela eles mesmos cavaram uma lajeira, próximo ao local da construção, e dela extraíram as pedras. Todos trabalhavam, inclusive as mulheres. Alguns extraiam as lajes, outros as transportavam até o local da construção, outro faziam o barro e outros faziam às vezes de pedreiros.
A artística estátua de São Jorge foi esculpida pelo famoso “santaro”de Alfredo Chaves”, Antônio Triches. Ela é feita de cedro puro e foi esculpida no próprio local, a alguns metros da capela. As imagens dos altares laterais- Nossa Senhora do Rosário e São José- também foram esculpidas em cedro e pelo mesmo santeiro. As três imagens, ainda intactas, formam um conjunto de arte sacra, de rara beleza e de valor inestimável. A capela , toda feita de pedra a partir das bases é um autêntico marco da fé e de luta dos imigrantes italianos e de seus descendentes.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Capela São Jorge

Capela São Jorge

Capela São Jorge

Entre em Contato

(054) 3447-131

Linha Visconde de Pelotas

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Igreja Matriz Cristo Rei.

    A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. Numa das naves laterais está localizada a “fonte de &aacu.
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz Cristo Rei.
  • Atrativos
    Em Casca
     

    Igreja Matriz Santo Antônio.

    Construída reuindo princípios arquitetônicos neo-renascentiastas, pinturas de Aldo Locatelli..
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz Santo Antônio.
  • Atrativos
    Em Parobé
     

    Paróquia Santa Cristina - Sta. Cristina do Pinhal.

    Praça da Matriz!! Em arquitetura colonial, com imagens esculpidas pelos índios..
     
    Veja mais informações de Paróquia Santa Cristina - Sta. Cristina do Pinhal.
  • Atrativos
    Em Cotiporã
     

    Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

    Encontra-se na Capela de Nossa Senhora da Pompéia, na Linha Júlio de Oliveira à 4 km da sede do município. A Gruta possui formação natural, constituída por um paredão de pedra basalto, com aproximadamente 18m de largura, 9m de profundidade e 5m.
     
    Veja mais informações de Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
 ,