Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Casa da Cultura

A história da Casa da Cultura está intimamente ligada à da Sociedade Alfredochavense. No final do século XIX, os imigrantes italianos residentes no município decidiram fazer a fusão da Confederazione Italiana de Mútuo Soccorso com a Real Casa di Savóia, criando a Sociedade Príncipe de Piemonte, fundada oficialmente com 1894.

A nova entidade se instalou na antiga sede social da Confederazione, prédio hoje ocupado pela Casa da Cultura. A inauguração oficial da edificação aconteceu em fins de 1914, depois das instalações passarem por um processo de revitalização. Em 1938, obedecendo às determinações do governo Getúlio Vargas, que proibia organizações estrangeiras em solo brasileiro, a Sociedade Príncipe de Piemonte deu lugar à Sociedade Alfredochavense (SOAL).

Na décade 1990, com a transferência da Soal para uma nova sede, a Administração Municipal, incentivada pelo Centro Cultural, negociou a aquisição do prédio, em 1993. Em 2005, o município tombou o local como patrimônio histórico e cultural.

Atualmente, o prédio da Casa da Cultura possui 1,5 mil metros quadrados. O espaço é composto pela Biblioteca Pública Mansueto Bernardi, Salão Nobre Silvio Pellico, Sala de Oficinas Matilde Cerveira Cagliari, Museu Municipal, Memorial José Lewgoy, Vila Ricordi, Galeria para exposições fotográficas, entre outras atrações.

  • Anfiteatro
  • Biblioteca
  • Fácil Acesso
  • Museu
  • Visitação auto-guiada
 

Casa da Cultura

Casa da Cultura

Casa da Cultura

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3441-4416

Rua Carlos Barbosa, 55

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Garibaldi
     

    Museu e Arquivo Histórico Municipal.

    Prédio construído em duas etapas, primeiro piso em 1884 e o segundo em 1892, fazendo parte do patrimônio histórico. É por si um símbolo, identificado com o impulso de preservar o passado, de conservar e construir nossa identidade. O museu possibilita conhecer.
     
    Veja mais informações de Museu e Arquivo Histórico Municipal.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Casarão dos Veronese - Otávio Rocha.

    Em 1980 iniciam-se as tentativas para o tombamento da casa com levantamentos históricos de diversas universidades do Rio Grande do Sul, como UCS, Unisinos e UFRGS. Em 23 de dezembro de 1986 o Casarão é tombado pelo IPHAE, sendo considerado um dos mais importantes prédio.
     
    Veja mais informações de Casarão dos Veronese - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Museu Irmã Tarcila Afonso.

    O Museu Irmã Tarcila Afonso foi criado no dia 3 de dezembro de 2001 pela Prefeitura de Cambará do Sul com o propósito de resgatar e preservar a história da comunidade. Possui um acervo com mais de 400 peças, que foram doadas pelos moradores. Está localizado .
     
    Veja mais informações de Museu Irmã Tarcila Afonso.
  • Atrativos
    Em Antônio Prado
     

    Centro Cultural Padre Schio.

    No espaço destinado ao Museu Municipal encontra-se boa parte da história de Antônio Prado, peças/objetos de grande significado histórico/cultural que retratam a identidade local. A visita ao museu proporciona uma viagem ao passado, mostrando a história de um .
     
    Veja mais informações de Centro Cultural Padre Schio.
 ,