Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Monumento 130 Anos da Imigração Italiana

A obra foi inaugurada em dezembro de 2005. Por Farroupilha ser Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o monumento estiliza a proa de um navio a vapor, fazendo referência ao meio de transporte utilizado na chegada dos primeiros imigrantes da Itália ao Brasil, instaladas Em Farroupilha em 1875. Uma guarita serve como posto de informações durante as festividades do município. 
Representa o progresso e a pujança por meio da modernidade na arquitetura e pelo uso de materiais contemporâneos. O aspecto leve conferido pelo vidro azul faz menção à cor do mar e as grandes tempestades que por vezes assolavam as embarcações. 
O arco e a guarita estão edificados em concreto, simbolizando a segurança e a solidez que os imigrantes esperavam encontrar na América. Tem acabamento apenas com verniz poliuretano para não comprometer a beleza da plasticidade do concreto. Tem iluminação frontal e lateral nas cores amarelo (simbolizando riqueza), azul (simbolizando o mar) e, no sentido contrário, iluminação na cor rosa, numa referência ao cultivo da uva.
O mastro e cabos fazem menção àqueles dos navios, sendo, porém, em aço com zincagem a fogo, garantindo durabilidade e mantendo a unidade estética da obra. Estão fixados letreiros em aço inox polido indicando o nome da cidade na face voltada para a RS-122 e com a frase “Volte sempre, amigo” na face posterior. Também possui iluminação especial.
O projeto é da arquiteta Marciaelisa Busetti. 

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Monumento 130 Anos da Imigração Italiana

Entre em Contato

(054) 3261-6964

Avenida Pedro Grendene

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Camping Recanto da Lagoa.

    Situado na Estrada Velha – Caxias nº 300. Infra-estrutura: piscinas, quadras poliesportivas, playground, lago para pesca, jogos, área para camping e muitas opções de lazer..
     
    Veja mais informações de Camping Recanto da Lagoa.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Pesca de Truta.

    Espécie exótica na região dos Campos de Cima da Serra, a soltura da truta iniciou no ano de 1982 em Bom Jesus. Desde então, com a fácil adaptação da espécie ao clima bom-jesuense o município tornou-se destino consagrado no Estado para pe.
     
    Veja mais informações de Pesca de Truta.
  • Atrativos
    Em Nova Pádua
     

    Parque dos Peixes .

    Localizado no interior do município, com acesso asfáltico, encontra-se pesque-pague, restaurante, bar, quadras esportivas, parque, pedalinhos, camping e churrasqueiras..
     
    Veja mais informações de Parque dos Peixes .
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Kartódromo.

    Pista única na região, possui 611 metros de comprimento e 7 metros de largura. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 12h e 13:30h às 18h..
     
    Veja mais informações de Kartódromo.
 ,