Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Monumento do Cooperativismo

O Monumento ao Cooperativismo, com sete pessoas, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e compromisso com a comunidade. Construído pelo artista Gustavo Nagler, o monumento também é uma homenagem à capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da 1ª Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002). O monumento também simboliza uma frase dita pelo Padre Theodor Amstad (25 de fevereiro de 1900) para definir Cooperativismo: “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.”

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3281-1254

Av. 15 de Novembro, Praça das Flores

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Torre e Igreja Santa Juliana.

    Igreja e Torre da Capela Santa Juliana localizada no Distrito de Mato Perso..
     
    Veja mais informações de Torre e Igreja Santa Juliana.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Capela Santo Antão Abade.

    Localizada na comunidade de Forromeco, a capela foi construída em 1882 e completamente revitalizada em 2004. Tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, é uma das edificações mais antigas da imigração italiana no Rio Grande do Sul.Conheç.
     
    Veja mais informações de Capela Santo Antão Abade.
  • Atrativos
    Em São Francisco de Paula
     

    Igreja Matriz.

    Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, retrata, no seu interior, a devoção do povo serrano, com um interessante conjunto de vitrais. À frente do templo há uma imagem do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, feita com material reciclado. As Portas d.
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz.
  • Atrativos
    Em São Domingos do Sul
     

    Jazigo Monsenhor Benvegnú.

    Todo o ano, em janeiro, ocorre na cidade a famosa procissão do Monsenhor João Benvegnú, pároco da cidade. Milhares de pessoas acompanham a procissão, celebrando os milagres concedidos pelo santo pároco. No município, ao lado da Igreja Matriz, no Jazig.
     
    Veja mais informações de Jazigo Monsenhor Benvegnú.
 ,