Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Museu Paroquial de São Marcos

O ano 1981, ao iniciar a ampliação do salão paroquial, planejamos e reservamos uma sala para preservar as obras históricas e artísticas, conforme orientação do artigo 14º e 4ª do nosso regimento de comunidade da Diocese de Caxias do Sul. O museu iniciou muito humilde, preservando roupas sacras, estandartes, livros, cálices etc. Em 1983, já havia um bom acervo, incluindo obras não apenas religiosas, mas que viesse preservar a cultura do novo e que viesse trazer a memória das primeiras gerações de São Marcos. No período de 1983 a 1994, o Padre Osmar João Passamano foi transferido para formação de futuros Sacerdotes da Diocese. Durante estes anos, o museu, além de ter sido abandonado, foi assaltado, perdendo o melhor e mais precioso acervo artístico e de valor. De 1994 a 2006, com o retorno de Pe. Osmar, o museu foi ampliado, tendo hoje um acervo de 7.000 peças, e está sendo projetada uma sala para ampliar o mesmo. É um museu misto, existe um pouco de tudo, nos campos sócio-político, culturais, econômico e religioso.

 

O acervo começou a ser formado em 1981 com objetos religiosos, imagens, telas, quadros de santos, alfaias como paramentos, toalhas como paramentos, toalhas, estandartes, livros sacros, medalhas, etc. Conforme o acervo crescia, mais mobiliário expositivo se fazia necessário, principalmente com vidros, para preservar o acervo não apenas da umidade ou pó, mas para os visitantes não tocarem nos objetos. O museu está dividido em setores, cada um por letras e números, sendo tudo registrado por estas divisões. O registro identifica cada objeto que se encontra no museu. Quanto aos ossos indígenas, pedras, pontas de flechas e cerâmica, tudo tem sido levado para o Instituto Anchietano de São Leopoldo para a identificação, documentação, para depois retornar para o Museu Paroquial. Os objetos sacros foram recolhidos em 29 igrejas que pertencem a São Marcos e também doados por famílias. Houve em cada comunidade um trabalho de conscientização para preservarem os objetos culturais e também através de um programa da igreja, pela Rádio Diplomata de São Marcos. Historiadores vieram fazer pesquisas. A Secretaria de Turismo do município tem organizado com diretores de escolas municipais e estaduais, visitas e estudos com todos os alunos. Muitos universitários fazem monografias utilizando o museu. O agente de turismo de São Marcos, seguidamente realiza visitas ao museu, com turistas vindos de todo Brasil e até de países europeus. Este é o Museu Paroquial de São Marcos, simples e misto, preservando o que é valioso.

  • Antiguidades
  • Fácil Acesso
  • Objetos
  • Visitação auto-guiada
  • Visitação com condutor local
 

Museu Paroquial de São Marcos

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3291-1262

Rua Osvaldo Aranha

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Moinho Ortolan.

    - Construído pela família Ortolan no ano de 1887. - 1º Proprietário: Sr. Lucchi Luighi (1884).- Proprietário atual: Sr. Sérgio Elias Ortolan, desde 1950.- 1º cilindro veio da Alemanha em 1925..
     
    Veja mais informações de Moinho Ortolan.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Monumento aos Imigrantes Italianos.

    O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa.
     
    Veja mais informações de Monumento aos Imigrantes Italianos.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Museu Municipal.

    Enfatiza a cultura italiana, e a história de desenvolvimento da indústria de jóias do Município, ligada à vinda dos imigrantes italianos da terra-mãe Itália. Se localiza no centro da cidade..
     
    Veja mais informações de Museu Municipal.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Museu Casal Moschetti.

    O museu é uma antiga moradia que mantém acervo de móveis, porcelanas, livros, esculturas, utensílios e vestuário do Casal Moschetti. O acervo foi transferido de Porto Alegre para o local, doado pela família. Os móveis são em ébano e.
     
    Veja mais informações de Museu Casal Moschetti.
 ,