Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Nossa Senhora da Uva - Otávio Rocha

Pelo ano de 1997 o Padre José Casanova entregou de presente ao vigário Pe. Homero Rui Rossi, vigário de

Otávio Rocha, um quadro de N.S. da Uva, comprado em 1964 em Paris. A reprodução se origina de um

quadro do pintor francês Pierre Mignoud (1612-1695) Pe. Homero expôs o quadro na Igreja Matriz durante

a vindima e depois foi guardado na Casa Canônica. Foi tentado desde então gestionar junto ao vigário para

fazer um altar, ou um local especial, para colocar o quadro no interior da Matriz. Apenas em 2000, diante da

possibilidade de se fazer um monumento na Praça para assinar a passagem do terceiro milênio, surgiu a

ideia de incluir referida estampa no monumento, que deveria ser inaugurado por ocasião da 9ª FECOUVA.

Assim, com o apoio da Associação dos Amigos de Otávio Rocha e da Prefeitura de Flores da Cunha foi

construído o Monumento do 3º Milênio e colocado em destaque uma reprodução do quadro na Praça

Regional da Uva. Foi feita uma oração ao Frei Moacir Molon, diretor do Correio Riograndense e em

25/02/2001 foi inaugurado o monumento.

O monumento é composto de uma pirâmide futurista, com duas peças triangulares, com um dos ângulos

para o centro da terra, representando os dois milênios passados e outra em forma de triângulo, em aço

inoxidável, representando o novo milênio de esperança e de luz que está nascendo. A pirâmide, em suas

três pontas, repousa sobre três pontos cardeais, ficando a parte da frente livre, para acolher o nascer do sol

pelo leste. Embaixo deste conjunto sob um pedestal de pedra, representando uma bordalesa, está um

quadro de Nossa Senhora da Uva.

Em 25 de julho de 2004 o artista plástico Jovino Nolasco de Bento Gonçalves, inspirado no quadro do pintor

francês apresentou uma modelo de imagem de Nossa Senhora da Uva. Ele foi aluno nos maiores mestres

santeiros do Nordeste brasileiro.

  • Monumentos
  • Quadro
 

Nossa Senhora da Uva

Nossa Senhora da Uva

Entre em Contato

Envie um e-mail

Acesse nosso site

54 3279-3600

 

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Nova Araçá
     

    Casa José Frasson.

    Casa típica do imigrante italiano, construída  em 1919, casa habitada até os dias atuais por descendentes da família Frasson..
     
    Veja mais informações de Casa José Frasson.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Rótula das Bandeiras.

    ituada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus .
     
    Veja mais informações de Rótula das Bandeiras.
  • Atrativos
    Em Vacaria
     

    Monumento ao Ginete de Rodeios.

    A construção da obra baseou-se em demonstrar o que de melhor sabe fazer Vacaria na divulgação de suas origens culturais e do seu grande Rodeio Crioulo, hoje com repercussão internacional como a maior e mais típica festa campeira da América Latina. Bus.
     
    Veja mais informações de Monumento ao Ginete de Rodeios.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Moinho Rasche.

    O Moinho Rasche, após ser totalmente reformado, foi reinaugurado em maio de 2008. É um moinho aberto a visitação, com destaque para uma pedra mó que ainda está em funcionamento, moendo milho para transformá-lo em farinha. Além disso, há .
     
    Veja mais informações de Moinho Rasche.
 ,