Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Parque das Sequóias

O Parque das Sequóias é uma coleção de árvores da família das coníferas (árvores com frutos em forma de cone), trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras, e que possuem um crescimento muito lento. Seu idealizador, Curt Mentz, com a ajuda da família, montou o parque que hoje é mantido pelo seu filhoe pelo seu neto. 
         O Parque das Sequóias é um parque ecológico e possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior (230 hectares) pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo ecológico e de aventura. 
         Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.
         Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.
         Além das exóticas já citadas, o Parque das Sequóias possui uma imensa variedade de árvores nativas como os xaxins e a erva-mate utilizada para o tradicional chimarrão.
         A intenção do parque não é de servir como reflorestamento industrial, por não haver área suficiente para tal,  por isso o ideal tem que ser maior e a opção deve ter cunho científico e cultural para ser aproveitado pelo município, pelo estado e pelo país, conforme escreveu seu  idealizador, Curt Mentz :            
- “ Enquanto nos for permitido trabalhar por este fim, faremos desta terra, um paraíso. Isto tudo para que com minha querida Osmilda (sua esposa),  companheira no amor e esperança, tenhamos paz na velhice !”
- “É um ideal que nós vivemos e se tiver um aproveitamento material para a nação, então ele não foi em vão !”
  • Fácil Acesso
  • Pagamento com Dinheiro
  • Visitação auto-guiada
  • Visitação com condutor local
 

Parque das Sequóias

Parque das Sequóias

Parque das Sequóias

Entre em Contato

Envie um e-mail

Acesse nosso site

(054) 3282-1373

Godofredo Raymundo, 1747

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Vacaria
     

    Vale do Rio Pelotas.

    O rio Pelotas faz divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar impressiona pela grande área verde que apresenta. Na parte rodoviária da divisa existe uma área destinada para pesca e acampamento, mediante permissão da Brigada Militar local..
     
    Veja mais informações de Vale do Rio Pelotas.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Pesca de Truta.

    Espécie exótica na região dos Campos de Cima da Serra, a soltura da truta iniciou no ano de 1982 em Bom Jesus. Desde então, com a fácil adaptação da espécie ao clima bom-jesuense o município tornou-se destino consagrado no Estado para pe.
     
    Veja mais informações de Pesca de Truta.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Paintball Adventure.

    Equipados com máscaras, coletes e marcadores que lançam bolas de tinta coloridas, bio degradáveis, em um divertido jogo de ação, no qual duas equipes competem com o objetivo de atingir e eliminar os adversários. Horário de funcionamento: Sob age.
     
    Veja mais informações de Paintball Adventure.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Rio Carreiro.

    Propício para a prática do RAFTING, o Rio Carreiro é um afluente da margem direita do Rio Taquari. Nasce na Coxilha Grande, no Município de Lagoa Vermelha. Bastante sinuoso, faz 70km de percurso em território guaporense..
     
    Veja mais informações de Rio Carreiro.
 ,