Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Parque das Sequóias

O Parque das Sequóias é uma coleção de árvores da família das coníferas (árvores com frutos em forma de cone), trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras, e que possuem um crescimento muito lento. Seu idealizador, Curt Mentz, com a ajuda da família, montou o parque que hoje é mantido pelo seu filhoe pelo seu neto. 
         O Parque das Sequóias é um parque ecológico e possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior (230 hectares) pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo ecológico e de aventura. 
         Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.
         Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.
         Além das exóticas já citadas, o Parque das Sequóias possui uma imensa variedade de árvores nativas como os xaxins e a erva-mate utilizada para o tradicional chimarrão.
         A intenção do parque não é de servir como reflorestamento industrial, por não haver área suficiente para tal,  por isso o ideal tem que ser maior e a opção deve ter cunho científico e cultural para ser aproveitado pelo município, pelo estado e pelo país, conforme escreveu seu  idealizador, Curt Mentz :            
- “ Enquanto nos for permitido trabalhar por este fim, faremos desta terra, um paraíso. Isto tudo para que com minha querida Osmilda (sua esposa),  companheira no amor e esperança, tenhamos paz na velhice !”
- “É um ideal que nós vivemos e se tiver um aproveitamento material para a nação, então ele não foi em vão !”
  • Fácil Acesso
  • Pagamento com Dinheiro
  • Visitação auto-guiada
  • Visitação com condutor local
 

Parque das Sequóias

Parque das Sequóias

Parque das Sequóias

Entre em Contato

Envie um e-mail

Acesse nosso site

(054) 3282-1373

Godofredo Raymundo, 1747

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Três Coroas
     

    Ponte Coberta Armindo Lauffer.

    Ponte Coberta Armindo Lauffer: A tradicional ponte coberta que atravessa o Rio Paranhana, está situada à rua Mundo Novo no centro de Três Coroas..
     
    Veja mais informações de Ponte Coberta Armindo Lauffer.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Pipa Pórtico.

    Ao chegar em Bento Gonçalves, o visitante literalmente está “entrando no mundo do vinho”. No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 198.
     
    Veja mais informações de Pipa Pórtico.
  • Atrativos
    Em Igrejinha
     

    Casa de Pedra.

    A primeira casa construída em alvenaria serviu como moradia da família de Tristão Monteiro e armazém de abastecimento para os primeiros imigrantes que chegaram na região. Em 07 de dezembro de 2010, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta t.
     
    Veja mais informações de Casa de Pedra.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Monumento Centenário da Imigração Italiana.

    Monumento inspirado nas três primeiras famílias de imigrantes italianos que colonizaram a região. Inaugurado em 1975..
     
    Veja mais informações de Monumento Centenário da Imigração Italiana.
 ,