Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Praça Theodor Amstad.

    Construída em 1942, com o apoio dos colonos da Linha Imperial, a Praça Padre Theodor Amstad possui um busto em homenagem ao iniciador do Cooperativismo Brasileiro. Localizada em Linha Imperial, a 7 km do centro da cidade, em frente à Igreja São Lourenço Márt.
     
    Veja mais informações de Praça Theodor Amstad.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Parque do Pinheiro Grosso .

    Venha Conhecer a maior e mais antiga araucária do mundo, pré-existente ao descobrimento do Brasil. UM fóssil vivo ainda produzindo sementes de pinhão. Araucária com mais de 700 anos, precisando 12 pessoas para abraçar. .
     
    Veja mais informações de Parque do Pinheiro Grosso .
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Praça da Imigração Italiana.

    Esta praça está situada na localidade que recebeu as três primeiras famílias de imigrantes italianos instalados no Rio Grande do Sul, em 1875. Nela há a réplica dos passaportes destes imigrantes, há ainda a Igreja Santa Helena da Cruz, parque infantil,.
     
    Veja mais informações de Praça da Imigração Italiana.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Pinheiro Multissecular.

    O Pinheiro Multissecular é um atrativo natural, quase solitário na sua espécie, situado na Linha Imperial. Localizado na propriedade de Lourdes Grings, o acesso ao pinheiro fica junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235. Sua altura é de 45 m.
     
    Veja mais informações de Pinheiro Multissecular.
 ,