Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Moinho São José.

    Construído pelo imigrante David Tieppo em 1887, o moinho está localizado a 3Km da cidade, em meio a um lindo cenário natural. Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, era utilizado para a moagem do trigo, servindo como principal fonte de renda familiar. Visite .
     
    Veja mais informações de Moinho São José.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi .

    Desde 1986, o Museu resguarda objetos, documentos e fotografias alusivas à colonização da então Nova Trento pelos imigrantes italianos. O Museu recria ambientes onde os objetos eram utilizados e apresenta salas especiais com os utilitários domé.
     
    Veja mais informações de Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi .
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Mundo Encantado.

    Visite-nos e volte no tempo, conheça a vida dos pioneiros de nossa terra. Parque temático com miniaturas em movimento, mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural de nossa região no começo da colonização. Horário de fu.
     
    Veja mais informações de Mundo Encantado.
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Casa Polonesa.

    Casa típica polonesa, de madeira em estilo Zakopane, região das montanhas, no sul da Polônia. A Casa Polonesa foi construída somente com encaixes e parafusos, sem utilização de pregos. Não utiliza tinta em sua pintura, somente óleo de .
     
    Veja mais informações de Casa Polonesa.
 ,