Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Moinho Ortolan.

    - Construído pela família Ortolan no ano de 1887. - 1º Proprietário: Sr. Lucchi Luighi (1884).- Proprietário atual: Sr. Sérgio Elias Ortolan, desde 1950.- 1º cilindro veio da Alemanha em 1925..
     
    Veja mais informações de Moinho Ortolan.
  • Atrativos
    Em Monte Belo do Sul
     

    Famiglia Tasca.

    No Brasil desde 1882, a Família traz como herança de seus antepassados o amor ao trabalho, a terra e principalmente aos que nela e por ela trabalharam. Famiglia Tasca - acervo de Diva Tasca Diva viveu, sonhou e idealizou essa história. Aberto à visitação,.
     
    Veja mais informações de Famiglia Tasca.
  • Atrativos
    Em Três Coroas
     

    Ponte Coberta Armindo Lauffer.

    Ponte Coberta Armindo Lauffer: A tradicional ponte coberta que atravessa o Rio Paranhana, está situada à rua Mundo Novo no centro de Três Coroas..
     
    Veja mais informações de Ponte Coberta Armindo Lauffer.
  • Atrativos
    Em São Marcos
     

    Museu Paroquial de São Marcos.

    O ano 1981, ao iniciar a ampliação do salão paroquial, planejamos e reservamos uma sala para preservar as obras históricas e artísticas, conforme orientação do artigo 14º e 4ª do nosso regimento de comunidade da Diocese de Caxias do Sul. O m.
     
    Veja mais informações de Museu Paroquial de São Marcos.
 ,