Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Pórtico de Cambará do Sul.

    Construído em madeira e com a base de pedras, o Pórtico de Cambará do Sul é um retrato da cultura local. Na obra estão resgatados traços importantes dos usos e costumes do povo cambaraense, como as construções das casas de madeira e das taipas .
     
    Veja mais informações de Pórtico de Cambará do Sul.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Passeios de Land Rover.

    Curta incríveis passeios em carro Land Rover visitando os principais atrativos de Cambará do Sul e da região, como os cânions Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara, e vários outros pontos turísticos de rara beleza, como o Passo da Ilha, o Passo do “S&rdquo.
     
    Veja mais informações de Passeios de Land Rover.
  • Atrativos
    Em Vacaria
     

    Morro Agudo.

    Área particular onde fica um dos pontos mais altos do município, com 1.000m acima do nível do mar, com vista em ângulo de 360º onde se aprecia a beleza dos campos e parte da cidade..
     
    Veja mais informações de Morro Agudo.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Balsa União I e União II.

    Mágicas travessias pelo Rio da Prata e Rio das Antas, ligando as cidades de Veranópolis e Nova Roma do Sul e as cidades irmãs Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Atrativo diferenciado que chama atenção porque o trabalho de travessia é braçal e pelas.
     
    Veja mais informações de Balsa União I e União II.
 ,