Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Balsa União I e União II.

    Mágicas travessias pelo Rio da Prata e Rio das Antas, ligando as cidades de Veranópolis e Nova Roma do Sul e as cidades irmãs Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Atrativo diferenciado que chama atenção porque o trabalho de travessia é braçal e pelas.
     
    Veja mais informações de Balsa União I e União II.
  • Atrativos
    Em Veranópolis
     

    Tedesco Villa D'Asolo.

    Com 28.000m² em meio a uma floresta mista de araucárias, lago, criação ecológica de ovelhas, galinhas de ovos azuis, verdes e vermelhos, (coleta dos mesmos), gansos, peixes, cultivo, colheita e degustação de hortaliças, frutas, cereais e ervas ar.
     
    Veja mais informações de Tedesco Villa D'Asolo.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Passeio de Trem - Maria Fumaça.

    Percorrendo 23Km entre as cidades de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, o trem a vapor proporciona uma viagem de duas horas ao passado e à natureza. Com atrações típicas italianas e gaúchas, o passeio é uma festa alegre que traduz o jeito de ser dos im.
     
    Veja mais informações de Passeio de Trem - Maria Fumaça.
  • Atrativos
    Em Cambará do Sul
     

    Passeios de Carruagem.

    Os passeios acontecem em uma charmosa carruagem tracionada pelo cavalo da raça bretão chamado Frisson.  Várias opções de roteiros são oferecidas, como um circuito pelas ruas de Cambará do Sul e ao Rancho Cabanha Cabotiá. Não h&aacu.
     
    Veja mais informações de Passeios de Carruagem.
 ,