Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Túnel da Uva - Otávio Rocha.

    Está localizado entre a Praça Regional da Uva e a Igreja Matriz São Marcos, na Rua Uva Itália. É formado por aproximadamente 100 mudas de videiras, que foram plantadas em junho de 2009 e conta com 80 metros de comprimento e 5,6 metros de altura..
     
    Veja mais informações de Túnel da Uva - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Balsa União I e União II.

    Mágicas travessias pelo Rio da Prata e Rio das Antas, ligando as cidades de Veranópolis e Nova Roma do Sul e as cidades irmãs Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Atrativo diferenciado que chama atenção porque o trabalho de travessia é braçal e pelas.
     
    Veja mais informações de Balsa União I e União II.
  • Atrativos
    Em Garibaldi
     

    Rota dos Espumantes.

    Conhecida como a Terra do Champanha Garibaldi conserva há mais de um século os mais refinados sabores da autêntica gastronomia italiana aliada aos mais finos champanhas franceses.Com a Rota dos Espumantes o turista tem a oportunidade de degustar os mais famoso.
     
    Veja mais informações de Rota dos Espumantes.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Mundo a Vapor.

    Um trem anda pelos trilhos, moldado pela mão do artista. Uma máquina produz encanto, alimentada pelo vapor da história. Um mundo se abre, mágico, aos olhos de quem tem o coração aberto para o sonho. Um universo a parte criado por dois irmãos visi.
     
    Veja mais informações de Mundo a Vapor.
 ,