Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era o empreiteiro e tinha cerca de 200 operários. Prestaram grandes serviços os srs. Ângelo Venson e Ângelo Antonello, donos de serrarias uma de cada lado do rio.
Haveria duas pedreiras uma de cada lado do rio, fornecendo material. Foi construído um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio. As Barras de ferrovia de Garibaldi onde eram construídos, na oficina da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Eram transportadas de trem até Nova Vicenza (hoje Farroupilha) e daí em carretas até o passo.


O Dr. Getúlio Vargas visitou as obras em 1929, acompanhado pelo Intendente Francisco Marcantônio, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, o Dr. João Fernandes Moreira Secretário das Obras Públicas, o Dr. Fernando de Abreu Pereira, Diretor Geral da Viação Férrea, engenheiro Pereira da Cunha da Diretoria de Obras e Viação. Os trabalhos prosseguiram com normalidade, não se registrando acidente algum.

A inauguração deveria ocorrer no dia 12.10.1930, enquanto a ponte permaneceria fechada com correntes, tendo uma placa na entrada. Mas irrompeu a Revolução e no dia três de outubro, 21 caminhões do Exército, sob o comando de Benjamin Vargas, dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte desamarraram as correntes, dispararam tiros de fuzil até na própria placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

  • Fácil Acesso
  • Ponte de Ferro
  • Visitação auto-guiada
 

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Ponte de Ferro - Rio das Antas

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3294-1005

Ligação de Farroupilha com Nova Roma do Sul

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Três Coroas
     

    Museu Armindo Lauffer.

    Este prédio preservado, representa uma das referências arquitetônicas característica do período inicial da construção da cidade. Buscou-se então não só a restauração de um testemunho histórico, mas sobretudo, o.
     
    Veja mais informações de Museu Armindo Lauffer.
  • Atrativos
    Em Cotiporã
     

    Construções Típicas da Imigração Italiana.

    São várias as casa típicas da imigração italiana que podemos encontrar no município de Cotiporã, bem como nas diversas propriedades rurais, cada qual com sua história, suas características. Normalmente, construídas sobre uma estru.
     
    Veja mais informações de Construções Típicas da Imigração Italiana.
  • Atrativos
    Em Marau
     

    Museu Municipal .

    Marau mantém até hoje, por uma tradição de quase cem anos, os hábitos e costumes herdados dos imigrantes italianos, seus primeiros habitantes, que chegaram na região em 1904 trazendo o desevolvimento comercial e industrial. Horário de Atendimento: da.
     
    Veja mais informações de Museu Municipal .
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Portal Jardim da Serra Gaúcha.

    O Portal Jardim da Serra Gaúcha é um pórtico de entrada da cidade pela Região das Hortênsias, localizado no km 6 da RS 235. Construído em técnica enxaimel em 2008, é constituído por uma torre em uma das extremidades e por um mirante, inte.
     
    Veja mais informações de Portal Jardim da Serra Gaúcha.
 ,