Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Praça da República | Praça das Flores

A Praça da República, carinhosamente chamada de Praça das Flores, situada no centro da cidade, mais especificamente na Avenida XV de Novembro, funde-se com a história da própria Colônia Provincial, pois em 1858 já havia sido definida a sua localização. Hoje conhecida como Praça das Flores é um recanto sempre florido, com seus diversos canteiros e árvores no entorno. Na praça, além do Labirinto Verde, existe o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina. A Praça das Flores ainda é agraciada com a Casa do Artesão, destinada a sediar uma Central de Informações ao turista.

História:

A História da “Praça da República”, situada junto a Avenida 15 de novembro, entre as ruas Rui Barbosa, Frederico Michaelsen e Sete de Setembro, confunde-se com a história da própria “Colônia Provincial de Nova Petrópolis”, quando a sua criação em 7 de setembro de 1858, incluída no Plano Diretor, pelo primeiro Diretor da Colônia, o Agrimensor D.José Maria Vidal.
A Praça sempre foi muito visitada por um motivo muito especial, os seus lindos canteiros de flores e a partir do ano de 1989, tem um outro grande atrativo, com o plantio dos ciprestes cuidadosamente cortados em forma de “cerca viva”, que formam hoje o “Labirinto”.
A Praça tem também dois monumentos, sendo o primeiro, onde consta a placa com os dizeres: “ Homenagem aos colonizadores e batalhadores, pela Emancipação de Nova Petrópolis na data de seu centenário de Colonização. 07/09/1858 – 07/09/1958”. 
Em 1991, iniciaram-se as obras de um monumento maior para homenagear os antepassados, o qual tem em seu topo a placa com o Brasão do Município, e duas placas comemorativas, sendo uma quando a Inauguração em 20 de setembro de 1992, e outra referente a visita do Presidente da República Federal da Alemanha, em 24 de Novembro de 1995. Este Monumento é atualmente usada para as comemorações da Semana da Pátria e também outros eventos. Ao lado deste Monumento encontra-se uma pedra com uma placa com a “Carta Testamento” do ex-Presidente da República, Getúlio Vargas, datada em 24 de agosto de 1954.

  • Fácil Acesso
  • Visitação auto-guiada
 

Praça da República Praça das Flores

Praça da República Praça das Flores

Praça da República Praça das Flores

Entre em Contato

Envie um e-mail

(054) 3281-1254

Av.15 de Novembro

Este mapa apresenta uma localização aproximada ou somente a cidade de destino.

Gostou? Compartilhe:



   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Monumento ao Galo.

    Flores da Cunha é conhecida como a "Terra do Galo" devido a um episódio onde um mágico famoso no Rio Grande do Sul passou pelo ainda distrito Nova Trento dizendo que iria cortar a cabeça de um galo e que, em seguida, iria fazer uma mágica, onde o pesco&cc.
     
    Veja mais informações de Monumento ao Galo.
  • Atrativos
    Em Monte Belo do Sul
     

    Famiglia Tasca.

    No Brasil desde 1882, a Família traz como herança de seus antepassados o amor ao trabalho, a terra e principalmente aos que nela e por ela trabalharam. Famiglia Tasca - acervo de Diva Tasca Diva viveu, sonhou e idealizou essa história. Aberto à visitação,.
     
    Veja mais informações de Famiglia Tasca.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Nossa Senhora da Uva - Otávio Rocha.

    Pelo ano de 1997 o Padre José Casanova entregou de presente ao vigário Pe. Homero Rui Rossi, vigário de Otávio Rocha, um quadro de N.S. da Uva, comprado em 1964 em Paris. A reprodução se origina de um quadro do pintor francês Pierre Mignoud (1612-169.
     
    Veja mais informações de Nossa Senhora da Uva - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Museu do Imigrante.

    O Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é, por si só, uma certidão da história de Bento Gonçalves, pois  foi sede da Estação de Sericilultura (criação do bicho da sed.
     
    Veja mais informações de Museu do Imigrante.
 ,