Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Roteiro Vale dos Vinhedos

Enoturismo

Seja bem-vindo ao Vale dos Vinhedos, um roteiro que congrega opções para o melhor do enoturismo brasileiro.

AO LADO VOCÊ ENCONTRARÁ O MENU COM OS PONTOS DE VISITAÇÃO.

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.

Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutiques e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais. 

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos. 

As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados. Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador.

Dados Geográficos

Vista do Vale dos Vinhedos

O Vale está localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, na região serrana do estado.

O território da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, assim distribuídos:

Bento Gonçalves: 60%
Garibaldi: 33%
Monte Belo do Sul: 7%

Altitude média: 742 metros

Perfil territorial
Área total: 81,123 km²
Área com vinhedos: 26%

O Clima

Na Primavera que o Vale dos Vinhedos ganha um colorido especial!

As temperaturas no Vale dos Vinhedos apresentam variações significativas durante todo o ano, acompanhando as mudanças relativas às estações do ano.

Verão

Visitar o Vale nos meses de janeiro, fevereiro e março é vivenciar o período de colheita e penetrar na cultura do vinho, é sentir o cheiro da uva invadindo cada canto da região.
Os dias são quentes e as tardes e noites são frescas.
Meses: Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Temperatura média: 22ºC
Variação da média: de 16,1ºC a 27,8ºC

Outono

Com a chegada do Outono, o Vale dos Vinhedos dá início à transição das colinas verdejantes para se colorir com tons avermelhados e dourados que lembram paisagens europeias. Os dias são marcados pela brisa fresca e as noites começam a anunciar a chegada da próxima estação.
Meses: Março, Abril e Maio
 

Temperatura média do ar: 17,8ºC
Variação da média: de 8,6ºC a 22,9ºC

Inverno

Quem visita o Vale dos Vinhedos nos meses de inverno, se delicia com as inúmeras atrações preparadas por vinícolas, queijarias, restaurantes e hotéis da região. O visitante encontra um ambiente aconchegante apoiado por uma ampla estrutura de atendimento. Os dias e noites são bastante frios, obrigando os moradores e visitantes a se agasalharem com uso de vestimentas mais quentes.
Meses: Junho, Julho e Agosto
 

Temperatura média do ar: 12,9ºC
Variação da média: de 7,6ºC a 20,4ºC
 

* Baseado no período 1987 a 2005, a mínima absoluta registrada foi de -5,2ºC.
* As geadas estão presentes entre os meses de abril e setembro, sendo que, em julho, são mais intensas.

Primavera

É na Primavera que o Vale dos Vinhedos ganha um colorido especial. A estação das flores novamente transforma o Vale que ganha um toque ainda mais tropical com o colorido que invade a paisagem local. Os dias e noites ainda são frios, porém mais amenos que as baixas temperaturas da estação anterior. Com a proximidade do verão as temperaturas gradativamente vão se elevando.
Meses: Setembro, Outubro e Novembro

Temperatura média do ar: 17,5ºC
Variação da média: de 12,3ºC a 26,7ºC

Roteiro Enológico

Barricas Miolo

O Vale dos Vinhedos abriga mais de três dezenas de viní­colas de diferentes portes, passado pelas pequenas cantinas familiares, vinícolas boutique e também grandes grupos com participação internacional. 

Essa diversidade reflete a força dos vinhos aqui elaborados e todas as empresas estão de portas abertas durante os 365 dias do ano. Cada uma oferece uma forma diferente de entrar em contato e conhecer um pouco mais do inebriante mundo vitivinícola. 

As opções devem ser verificadas nos empreendimentos, como vinícolas e hotéis instalados no Vale dos Vinhedos.

Roteiro Cultural

Artesanato do Vale

O prazer em conversar com os amigos e festejar, assim como a devoção religiosa e a dedicação ao trabalho. Estes são alguns dos legados dos imigrantes italianos que colonizaram o Vale dos Vinhedos a partir de 1875.

Esta herança pode ser vivenciada no Vale dos Vinhedos através das festas, no bem-receber da comunidade ou na contemplação das pequenas igrejas e dos 20 capitéis localizados ao longo das vias do roteiro. O artesanato, produtos coloniais e mesmo a temática dos ateliês dos artistas plásticos instalados no Vale também fazem referência à esta herança europeia. Explore os atrativos culturais e leve na bagagem mais do que souvenirs deste pequeno museu da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Roteiro Gastronônico

Canta Maria Restaurante

A mesa farta, com saborosas refeições acompanhadas de vinhos com tradição familiar é uma das mais celebradas caracterí­sticas da Serra Gaúcha. Tanto a gastronomia italiana colonial, com seus segredos culinários repassados de geração em geração, como a cozinha contemporânea e os bistrôs gourmets, com cardápios chancelados por chefs renomados, fazem o deleite dos visitantes.

Sucos, grostolis, chimias, cucas, queijos, geleias, embutidos, biscoitos, doces e outras delícias para alimentar o corpo e a despensa de casa formam uma verdadeira delicatessen a céu aberto, estão distribuídas em mais de 20 empreendimentos voltados à gastronomia. Escolha a opção que mais agrada ao seu paladar e bom apetite!

Sugestão por perí­odo de tempo

Vivatto Parque

Os roteiros sugeridos tem o intuito de indicar o que é possí­vel aproveitar por perí­odos de tempo. É bom lembrar que o aproveitamento das opções dependerá do tempo dispensado pelos visitantes em cada atração.

INFORMAÇOES

Rua Dávile Sandrin, s/n° - Estrada do Vinho
www.valedosvinhedos.com.br
Fone (54) 3451-9601
faleconosco@valedosvinhedos.com.br

   
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Kartódromo.

    Pista única na região, possui 611 metros de comprimento e 7 metros de largura. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 12h e 13:30h às 18h..
     
    Veja mais informações de Kartódromo.
  • Atrativos
    Em Nova Pádua
     

    Parque dos Peixes .

    Localizado no interior do município, com acesso asfáltico, encontra-se pesque-pague, restaurante, bar, quadras esportivas, parque, pedalinhos, camping e churrasqueiras..
     
    Veja mais informações de Parque dos Peixes .
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Pesca Esportiva.

    A prática da pesca esportiva em Bom Jesus pode ser realizada em açudes particulares, sendo o Black Bass a principal espécie encontrada. Com esta atividade o que se destaca é o prazer pelo ato de pescar minimizando os danos ecológicos, sendo que o peixe é sol.
     
    Veja mais informações de Pesca Esportiva.
  • Atrativos
    Em Guaporé
     

    Rio Carreiro.

    Propício para a prática do RAFTING, o Rio Carreiro é um afluente da margem direita do Rio Taquari. Nasce na Coxilha Grande, no Município de Lagoa Vermelha. Bastante sinuoso, faz 70km de percurso em território guaporense..
     
    Veja mais informações de Rio Carreiro.