Olá Visitante
Login | Cadastre-se

Roteiro Vale dos Vinhedos

Enoturismo

Seja bem-vindo ao Vale dos Vinhedos, um roteiro que congrega opções para o melhor do enoturismo brasileiro.

AO LADO VOCÊ ENCONTRARÁ O MENU COM OS PONTOS DE VISITAÇÃO.

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.

Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutiques e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais. 

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos. 

As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados. Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador.

Dados Geográficos

Vista do Vale dos Vinhedos

O Vale está localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, na região serrana do estado.

O território da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, assim distribuídos:

Bento Gonçalves: 60%
Garibaldi: 33%
Monte Belo do Sul: 7%

Altitude média: 742 metros

Perfil territorial
Área total: 81,123 km²
Área com vinhedos: 26%

O Clima

Na Primavera que o Vale dos Vinhedos ganha um colorido especial!

As temperaturas no Vale dos Vinhedos apresentam variações significativas durante todo o ano, acompanhando as mudanças relativas às estações do ano.

Verão

Visitar o Vale nos meses de janeiro, fevereiro e março é vivenciar o período de colheita e penetrar na cultura do vinho, é sentir o cheiro da uva invadindo cada canto da região.
Os dias são quentes e as tardes e noites são frescas.
Meses: Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Temperatura média: 22ºC
Variação da média: de 16,1ºC a 27,8ºC

Outono

Com a chegada do Outono, o Vale dos Vinhedos dá início à transição das colinas verdejantes para se colorir com tons avermelhados e dourados que lembram paisagens europeias. Os dias são marcados pela brisa fresca e as noites começam a anunciar a chegada da próxima estação.
Meses: Março, Abril e Maio
 

Temperatura média do ar: 17,8ºC
Variação da média: de 8,6ºC a 22,9ºC

Inverno

Quem visita o Vale dos Vinhedos nos meses de inverno, se delicia com as inúmeras atrações preparadas por vinícolas, queijarias, restaurantes e hotéis da região. O visitante encontra um ambiente aconchegante apoiado por uma ampla estrutura de atendimento. Os dias e noites são bastante frios, obrigando os moradores e visitantes a se agasalharem com uso de vestimentas mais quentes.
Meses: Junho, Julho e Agosto
 

Temperatura média do ar: 12,9ºC
Variação da média: de 7,6ºC a 20,4ºC
 

* Baseado no período 1987 a 2005, a mínima absoluta registrada foi de -5,2ºC.
* As geadas estão presentes entre os meses de abril e setembro, sendo que, em julho, são mais intensas.

Primavera

É na Primavera que o Vale dos Vinhedos ganha um colorido especial. A estação das flores novamente transforma o Vale que ganha um toque ainda mais tropical com o colorido que invade a paisagem local. Os dias e noites ainda são frios, porém mais amenos que as baixas temperaturas da estação anterior. Com a proximidade do verão as temperaturas gradativamente vão se elevando.
Meses: Setembro, Outubro e Novembro

Temperatura média do ar: 17,5ºC
Variação da média: de 12,3ºC a 26,7ºC

Roteiro Enológico

Barricas Miolo

O Vale dos Vinhedos abriga mais de três dezenas de viní­colas de diferentes portes, passado pelas pequenas cantinas familiares, vinícolas boutique e também grandes grupos com participação internacional. 

Essa diversidade reflete a força dos vinhos aqui elaborados e todas as empresas estão de portas abertas durante os 365 dias do ano. Cada uma oferece uma forma diferente de entrar em contato e conhecer um pouco mais do inebriante mundo vitivinícola. 

As opções devem ser verificadas nos empreendimentos, como vinícolas e hotéis instalados no Vale dos Vinhedos.

Roteiro Cultural

Artesanato do Vale

O prazer em conversar com os amigos e festejar, assim como a devoção religiosa e a dedicação ao trabalho. Estes são alguns dos legados dos imigrantes italianos que colonizaram o Vale dos Vinhedos a partir de 1875.

Esta herança pode ser vivenciada no Vale dos Vinhedos através das festas, no bem-receber da comunidade ou na contemplação das pequenas igrejas e dos 20 capitéis localizados ao longo das vias do roteiro. O artesanato, produtos coloniais e mesmo a temática dos ateliês dos artistas plásticos instalados no Vale também fazem referência à esta herança europeia. Explore os atrativos culturais e leve na bagagem mais do que souvenirs deste pequeno museu da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Roteiro Gastronônico

Canta Maria Restaurante

A mesa farta, com saborosas refeições acompanhadas de vinhos com tradição familiar é uma das mais celebradas caracterí­sticas da Serra Gaúcha. Tanto a gastronomia italiana colonial, com seus segredos culinários repassados de geração em geração, como a cozinha contemporânea e os bistrôs gourmets, com cardápios chancelados por chefs renomados, fazem o deleite dos visitantes.

Sucos, grostolis, chimias, cucas, queijos, geleias, embutidos, biscoitos, doces e outras delícias para alimentar o corpo e a despensa de casa formam uma verdadeira delicatessen a céu aberto, estão distribuídas em mais de 20 empreendimentos voltados à gastronomia. Escolha a opção que mais agrada ao seu paladar e bom apetite!

Sugestão por perí­odo de tempo

Vivatto Parque

Os roteiros sugeridos tem o intuito de indicar o que é possí­vel aproveitar por perí­odos de tempo. É bom lembrar que o aproveitamento das opções dependerá do tempo dispensado pelos visitantes em cada atração.

INFORMAÇOES

Rua Dávile Sandrin, s/n° - Estrada do Vinho
www.valedosvinhedos.com.br
Fone (54) 3451-9601
faleconosco@valedosvinhedos.com.br

   
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Camping Recanto da Lagoa.

    Situado na Estrada Velha – Caxias nº 300. Infra-estrutura: piscinas, quadras poliesportivas, playground, lago para pesca, jogos, área para camping e muitas opções de lazer..
     
    Veja mais informações de Camping Recanto da Lagoa.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Ciclovia.

    Um passeio especial em meio a muito verde e ar puro, perfeito para exercícios e caminhadas. Com 1,8Km de extensão, é um espaço para momentos de tranqüilidade e saúde. Construída sobre a antiga malha ferroviária em 1996, e entregue à popula.
     
    Veja mais informações de Ciclovia.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Pinheiro Multissecular.

    O Pinheiro Multissecular é um atrativo natural, quase solitário na sua espécie, situado na Linha Imperial. Localizado na propriedade de Lourdes Grings, o acesso ao pinheiro fica junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235. Sua altura é de 45 m.
     
    Veja mais informações de Pinheiro Multissecular.
  • Atrativos
    Em Marau
     

    Parque Municipal Lauro Ricieli Bortolon.

    Área de lazer com 27,5 ha. Em meio a natureza o parque conta com diversos atrativos..
     
    Veja mais informações de Parque Municipal Lauro Ricieli Bortolon.