Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Guaporé

  • Trilha do Viaduto
    Trilha do Viaduto
  • Cristo Redentor
    Cristo Redentor
Bombeiros 193 / (054) 3443-1766
Brigada Militar 190 / (054) 3443-1148
Correios (054) 3443-1180
Corsan (054) 3443-1392
Delegacia de Polícia (054) 3443-1592
Fórum (054) 3443-1173
Hospital (054) 3443-1377
Posto de Saúde (054) 3443-6700
Prefeitura Municipal (054) 3443-4430
Rodoviária (054) 3443-1352

  • Autódromo Internacional
    Autódromo Internacional
  • Cristo Redentor
    Cristo Redentor
  • Túnel Mula Preta
    Túnel Mula Preta

Guaporé

A história do município é naturalmente indígena, constituindo-se de fato com a chegada dos primeiros imigrantes, em sua maioria italianos, provindos do norte da Itália. O nome de Guaporé significa “Vale Deserto”, escolhido pelos primeiros moradores, índios do grupo “Ge”, da nação “Ibia” ou “Kaingang”. Foi emancipada em 11 de dezembro de 1903, tendo como Intendente Dr. Vespasiano Rodrigues Corrêa. É uma cidade projetada com quadras de 100m por 100m e avenidas de 25m, desde 1903. Existem poucas localidades com esse planejamento no país.

A principal atividade econômica do município é industrial, onde pode-se destacar o setor joalheiro, metal-mecânico e de confecções. O setor joalheiro abrange mais de cento e sessenta empresas e o de confecções mais de cento e vinte, principalmente no setor de lingerie, fitness e moda praia. Nesses segmentos, a atividade industrial ocasionou o surgimento de dezenas de lojas de fábrica que são responsáveis pelo turismo de compras. O mesmo vem crescendo de forma acentuada em nosso município, fazendo com que haja um constante surgimento de novas empresas, tanto no setor industrial quanto comercial. O município destaca-se como capital da hospitalidade e maior produtor de joias folhadas do Rio Grande do Sul e segundo do Brasil.

O principais eventos de Guaporé são: a Mostra Guaporé (feira de negócios); Semana Farroupilha; Via Sacra no Morro do Cristo (evento integrante do Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul); provas automobilísticas a nível regional, estadual e nacional, como a Fórmula Truck; a participação no concurso estadual Garota Verão; Carnaval; semana alusiva às comemorações da Pátria; Rodeio Crioulo; atividades comemorativas ao aniversário do município; comemorações ligadas ao Natal, incluindo a decoração da cidade e a chegada do Papai Noel.

   
  • Atrativos
    Em Vila Flores
     

    Villa do Pão - Casa Fiori.

    A família Fiori, buscou em suas raízes, a história da culinária de seus antepassados, que viviam na região montanhosa da Toscana. Essas receitas, somadas aos saberes e fazeres mantidos e vivenciados pelos seus descendentes, que moram em Vila Flores, deram origem ao.
     
    Veja mais informações de Villa do Pão - Casa Fiori.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Monumento do Cooperativismo.

    O Monumento ao Cooperativismo, com sete pessoas, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educa.
     
    Veja mais informações de Monumento do Cooperativismo.
  • Atrativos
    Em Serafina Corrêa
     

    Pórtico de entrada.

    Localizado na Rua Ipiranga, ao trevo norte, o Pórtico de entrada de Serafina Corrêa foi construído em 2001, sendo sua inauguração em dezembro do mesmo ano. Feito de alvenaria, projetado pelo arquiteto Rony Roberto Grechi, é inspirado na arquitetura militar, u.
     
    Veja mais informações de Pórtico de entrada.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Ponte de Ferro - Rio das Antas.

    Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era .
     
    Veja mais informações de Ponte de Ferro - Rio das Antas.
 ,