Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Nova Petrópolis

Hortênsias Serra Gaúcha

  • Praça das Flores
    Praça das Flores
  • Jardim da Serra Gaúcha
    Jardim da Serra Gaúcha
  • Linha Brasil
    Linha Brasil
  • Labirinto Verde
    Labirinto Verde
Brigada Militar 190 / (054) 3281-1276
Correios (054) 3003-0100
Corsan (054) 3281-1894
Estação Rodoviária (054) 3281-1100
Guarda Municipal 153
Hospital Nova Petrópolis (054) 3281-1153
Policia Civil (054) 3281-1378
Prefeitura Municipal (054) 3281-1088
RGE - Energia Elétrica 0800-9700-900
Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Desporto (054) 3281-1251
Taxi (054) 3281-2070

  • Praça das Flores
    Praça das Flores
  • Parque Aldeia do Imigrante
    Parque Aldeia do Imigrante
  • Aldeia do Imigrante
    Aldeia do Imigrante
  • Informações Turísticas
    Informações Turísticas

Nova Petrópolis

Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade.

A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes alemães são motivadores dos mais diversos eventos. A Magia da Páscoa, na Semana Santa; o Festimalha, em maio; o Festival de Folclore, em agosto; a Feira do Livro, em novembro; e o Natal Em Cores, em dezembro, são alguns dos destaques na programação anual do município.

O cenário cinzento e bucólico dos meses de inverno e outono contrasta com o colorido que renasce na primavera e permanece iluminando a cidade durante o verão. As formas, cores e perfumes das flores que compõem as paisagens nova-petropolitanas são atrativos ímpares e encantam visitantes de todas as partes do mundo. Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Jardim da Percepção retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.

A cultura germânica presente nas construções de pontos comerciais, públicos e turísticos, o sotaque das pessoas e o clima festivo, nato nas pessoas de descendência alemã são destaques nova-petropolitanos. Atualmente, os visitantes que chegam ao Parque Aldeia do Imigrante, por exemplo, são recebidos por recepcionistas com trajes típicos e por um alemão também com vestimentas características e sotaque apurado. Nova Petrópolis conta também com grupos de danças e bandas típicas alemãs que encantam os visitantes.

Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis em um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira do pequeno município de Nova Petrópolis.

   
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Vivatto Parque.

    Criado através da restauração de uma belíssima casa centenária com estilo típico da imigração italiana, o Parque Vivatto oferece a seus visitantes produtos de qualidade em ambiente aconchegante em meio a natureza.  É um lugar onde .
     
    Veja mais informações de Vivatto Parque.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Usina Hidrelétrica Castro Alves.

    Localizada às margens do Rio das Antas tem capacidade de geração de 130MW de energia elétrica. Toda essa beleza pode ser contemplada no mirante às margens da Usina..
     
    Veja mais informações de Usina Hidrelétrica Castro Alves.
  • Atrativos
    Em Carlos Barbosa
     

    Ciclovia.

    Um passeio especial em meio a muito verde e ar puro, perfeito para exercícios e caminhadas. Com 1,8Km de extensão, é um espaço para momentos de tranqüilidade e saúde. Construída sobre a antiga malha ferroviária em 1996, e entregue à popula.
     
    Veja mais informações de Ciclovia.
  • Atrativos
    Em Nova Araçá
     

    Praça Padre Alberto Peroni.

    Remodelada em 2004, seu nome foi denominado pela Lei 1891/04 de 20 de dezembro de 2004, pois o Padre Alberto Peroni foi o primeiro Pároco da cidade de Nova Araçá, e foi quem deu início a construção da Igreja Matriz. A praça é um local agrad&aac.
     
    Veja mais informações de Praça Padre Alberto Peroni.
 ,