Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

Nova Petrópolis

Hortênsias Serra Gaúcha

  • Praça das Flores
    Praça das Flores
  • Jardim da Serra Gaúcha
    Jardim da Serra Gaúcha
  • Linha Brasil
    Linha Brasil
  • Labirinto Verde
    Labirinto Verde
Brigada Militar 190 / (054) 3281-1276
Correios (054) 3003-0100
Corsan (054) 3281-1894
Estação Rodoviária (054) 3281-1100
Guarda Municipal 153
Hospital Nova Petrópolis (054) 3281-1153
Policia Civil (054) 3281-1378
Prefeitura Municipal (054) 3281-1088
RGE - Energia Elétrica 0800-9700-900
Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Desporto (054) 3281-1251
Taxi (054) 3281-2070

  • Praça das Flores
    Praça das Flores
  • Parque Aldeia do Imigrante
    Parque Aldeia do Imigrante
  • Aldeia do Imigrante
    Aldeia do Imigrante
  • Informações Turísticas
    Informações Turísticas

Nova Petrópolis

Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade.

A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes alemães são motivadores dos mais diversos eventos. A Magia da Páscoa, na Semana Santa; o Festimalha, em maio; o Festival de Folclore, em agosto; a Feira do Livro, em novembro; e o Natal Em Cores, em dezembro, são alguns dos destaques na programação anual do município.

O cenário cinzento e bucólico dos meses de inverno e outono contrasta com o colorido que renasce na primavera e permanece iluminando a cidade durante o verão. As formas, cores e perfumes das flores que compõem as paisagens nova-petropolitanas são atrativos ímpares e encantam visitantes de todas as partes do mundo. Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Jardim da Percepção retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.

A cultura germânica presente nas construções de pontos comerciais, públicos e turísticos, o sotaque das pessoas e o clima festivo, nato nas pessoas de descendência alemã são destaques nova-petropolitanos. Atualmente, os visitantes que chegam ao Parque Aldeia do Imigrante, por exemplo, são recebidos por recepcionistas com trajes típicos e por um alemão também com vestimentas características e sotaque apurado. Nova Petrópolis conta também com grupos de danças e bandas típicas alemãs que encantam os visitantes.

Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis em um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira do pequeno município de Nova Petrópolis.

   
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Praça Major Nicoletti.

    Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio d.
     
    Veja mais informações de Praça Major Nicoletti.
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Caldas de Prata.

    O Caldas de Prata é a união perfeita da natureza com a criatividade humana a serviço do bem-estar, da saúde e do lazer. O complexo das águas termais Caldas de Prata é um convite para turistas de todas as idades. O Complexo oferece piscinas abertas.
     
    Veja mais informações de Caldas de Prata.
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Parque da Gruta.

    Propriedade da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, o Parque da Gruta é uma área localizada a 1 Km da vila de Otávio Rocha que abriga em seu interior uma represa da antiga usina, uma gruta natural e cascata. Em frente à gruta despenca.
     
    Veja mais informações de Parque da Gruta.
  • Atrativos
    Em Farroupilha
     

    Praça da Imigração Italiana.

    Esta praça está situada na localidade que recebeu as três primeiras famílias de imigrantes italianos instalados no Rio Grande do Sul, em 1875. Nela há a réplica dos passaportes destes imigrantes, há ainda a Igreja Santa Helena da Cruz, parque infantil,.
     
    Veja mais informações de Praça da Imigração Italiana.
 ,