Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

São Francisco de Paula

Hortênsias Serra Gaúcha

  • Baixas Temperaturas
    Baixas Temperaturas
Assessoria de Imprensa (054) 3244-1602
Associação Comercial e Industrial (054) 3244-1991
Bombeiros (054) 3244-1299
Brigada Militar (054) 3244-1193
Câmara de Vereadores (054) 3244-2211
Delegacia de Polícia (054) 3244-1190
Hospital (054) 3244-1192
Informações Turísticas (054) 3244-1602
Prefeitura Municipal (054) 3244-1175

  • Igreja Matriz
    Igreja Matriz
  • Arquiteturas Históricas
    Arquiteturas Históricas

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula surgiu no início do século XVIII, na condição de um paradouro no caminho das tropas de gado do Rio Grande do Sul em direção ao centro do país.

Teve como primitivos habitantes os índios Caaguaras que, em torno de 1700 foram dizimados, quer por bandeirantes, quer por razões de doenças.

Conta-se que teve seu início com Pedro da Silva Chaves, um português que havia recebido uma gleba de terra nesta região. Ele doou uma pequena porção de suas terras, juntamente com reses, para patrimônio de uma igreja que ele mesmo viera a construir e onde seu filho rezava as missas. Como era devoto de São Francisco de Paula, o fundador da localidade batizou-a com o mesmo nome do santo.

O município teve a sua sede administrartiva inaugurada em 07 de janeiro de 1903.

Município rico em lagos e cascatas, possuindo também um parque preservado pelo Ibama, onde é desenvolvido um projeto de remanejamento florestal.

   
  • Atrativos
    Em Nova Araçá
     

    Imagem de Nossa Senhora em Madeira.

    A tradicional Festa em honra a Nossa Senhora de Fátima de Nova Araçá, no ano de 2008, em sua 58ª edição, encantou o público no dia 12 de Outubro. A mesma contou com participação de cerca de 4.000 devotos que prestigiaram a Santa Missa. O e.
     
    Veja mais informações de Imagem de Nossa Senhora em Madeira.
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Igreja Matriz São João Batista.

    A Igreja Matriz São João Batista foi construída no início de 1939 e inaugurada em 11 de maio de 1943, pelo arquiteto Criciano Bettanin. A Igreja é do estilo gótico e romano, escolhido por uma comissão de paroquianos e, seu altar é to.
     
    Veja mais informações de Igreja Matriz São João Batista.
  • Atrativos
    Em Caxias do Sul
     

    Catedral Diocesana.

    Segundo o historiador e Cônego José Baréa, a primeira "Igreja" foi uma cabanazinha feita de taquaras, no antigo cemitério, na rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul.O tabernáculo, para guarda do Santíssimo, era a caixa de um velho relógio de pare.
     
    Veja mais informações de Catedral Diocesana.
  • Atrativos
    Em Serafina Corrêa
     

    Santuário Nossa Senhora do Rosário.

    O Santuário é ponto de romarias desde o iní-cio do século. Construído em estilo români-co, possui uma torre, réplica da Torre de Fonzaso (Belluno - Itália), e uma praça, a Piazzetta San Marco, inspirada na Praça de São Marco.
     
    Veja mais informações de Santuário Nossa Senhora do Rosário.
 ,