Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

São Francisco de Paula

Hortênsias Serra Gaúcha

  • Baixas Temperaturas
    Baixas Temperaturas
Assessoria de Imprensa (054) 3244-1602
Associação Comercial e Industrial (054) 3244-1991
Bombeiros (054) 3244-1299
Brigada Militar (054) 3244-1193
Câmara de Vereadores (054) 3244-2211
Delegacia de Polícia (054) 3244-1190
Hospital (054) 3244-1192
Informações Turísticas (054) 3244-1602
Prefeitura Municipal (054) 3244-1175

  • Igreja Matriz
    Igreja Matriz
  • Arquiteturas Históricas
    Arquiteturas Históricas

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula surgiu no início do século XVIII, na condição de um paradouro no caminho das tropas de gado do Rio Grande do Sul em direção ao centro do país.

Teve como primitivos habitantes os índios Caaguaras que, em torno de 1700 foram dizimados, quer por bandeirantes, quer por razões de doenças.

Conta-se que teve seu início com Pedro da Silva Chaves, um português que havia recebido uma gleba de terra nesta região. Ele doou uma pequena porção de suas terras, juntamente com reses, para patrimônio de uma igreja que ele mesmo viera a construir e onde seu filho rezava as missas. Como era devoto de São Francisco de Paula, o fundador da localidade batizou-a com o mesmo nome do santo.

O município teve a sua sede administrartiva inaugurada em 07 de janeiro de 1903.

Município rico em lagos e cascatas, possuindo também um parque preservado pelo Ibama, onde é desenvolvido um projeto de remanejamento florestal.

   
  • Atrativos
    Em São José dos Ausentes
     

    Desnível dos Rios Divisa e Silveira.

    Estes dois rios correm paralelamente, e em certo ponto dos seus cursos, forma-se uma cachoeira entre ambos, com uma queda de mais de 30 metros. Localiza-se na Fazenda Potreirinhos, no 2º distrito do município de São José dos Ausentes, a 32km da sede, com acesso pela estrada.
     
    Veja mais informações de Desnível dos Rios Divisa e Silveira.
  • Atrativos
    Em Bom Jesus
     

    Barragem do Rio dos Touros e Cachoeira da Usina.

    A antiga Usina Hidrelétrica do Rio dos Touros é uma excelente alternativa de lazer no município de Bom Jesus. Localizado em área pública municipal e com fácil acesso para jovens e adultos, o local dispõe de trilha sobre os antigos canos da usina que c.
     
    Veja mais informações de Barragem do Rio dos Touros e Cachoeira da Usina.
  • Atrativos
    Em Veranópolis
     

    Cascata dos Três Monges.

    O parque Cascata dos Monges foi inaugurado no dia 06 de novembro de 1998. Há milhões de anos, o contato da água com a rocha, possibilitou a formação de figuras que lembram os três monges.O parque é de propriedade do senhor Carmelindo Andreazza, e possu.
     
    Veja mais informações de Cascata dos Três Monges.
  • Atrativos
    Em Nova Prata
     

    Cascata da Usina.

    Formada pelas águas do Rio da Prata, a Cascata da Usina possui uma queda de 45 metros de água sobre um poço de aproximadamente 7 metros de profundidade e se esparrama formando um lago natural encravado no leito de basalto. O local é cercado por vegetaç&at.
     
    Veja mais informações de Cascata da Usina.
 ,