Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

São José dos Ausentes

Campos de Cima da Serra

  • Desnível dos Rios
    Desnível dos Rios
  • Pico do Monte Negro
    Pico do Monte Negro
  • Cachoeiras
    Cachoeiras
Ambulatório Municipal (054) 3234-1061
Brigada Militar (054) 3234-1070
Estação Rodoviária (054) 3234-1202
Prefeitura Municipal (054) 3234-1100
Secretaria Municipal de Turismo (054) 3234-1006

  • Natureza
    Natureza
  • Cânions
    Cânions
  • Campos de Cima da Serra
    Campos de Cima da Serra
  • Baixas Temperaturas
    Baixas Temperaturas

São José dos Ausentes

Ausentes fica explicado pelo fato de os primeiros donos não assumirem a Fazenda que, por duas vezes, foi leiloada, devido à ausência dos seus proprietários ou à inexistência de sucessores. O desbravamento da fazenda teve seu início no ano de 1729, quando Souza e Faria abriu o Caminho dos Conventos.

A Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados.

Do primeiro caminho de tropeiros que cruzavam os Campos de Cima da Serra e da passagem de alguns Jesuítas que fugiam das Missões ficaram vestígios nos colossais mangueirões de pedra. Hoje são museus de pedra ao ar livre e estão entre as construções mais antigas do Estado.

São José dos Ausentes está situada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, separada de Santa Catarina pelas muralhas e contrafortes dos Aparados da Serra, sendo o Pico do Monte Negro, com seus 1403 metros de altitude , o ponto mais alto do Estado.

A viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário da cidade, sendo que, na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.

Emancipado em 1992, o município de São José dos Ausentes é considerado um postal dos Campos de Cima da Serra, abrigando as mais altas nascentes de águas claras do Estado. Aproximados 100km de paredões (muralhas) da Serra Geral, os capões que guardam segredos, as araucárias topetudas e a vegetação da quina dos peraus barbados de musgos multicoloridos formam a paisagem local.

As taipas levantadas por antigos sesmeiros das vetustas mangueiras de pedras e divisas de fazendas bordadas de musgos brancos, e as tronqueiras e palanques crinudos de musgos amarelo acinzentados, cernes das mais nobres madeiras da variada vegetação serrana, compõem um poema vivo à espera de um recitador.

   
  • Atrativos
    Em Vacaria
     

    Vale do Rio Pelotas.

    O rio Pelotas faz divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar impressiona pela grande área verde que apresenta. Na parte rodoviária da divisa existe uma área destinada para pesca e acampamento, mediante permissão da Brigada Militar local..
     
    Veja mais informações de Vale do Rio Pelotas.
  • Atrativos
    Em Antônio Prado
     

    Cascatas da Usina.

    Localizadas na estrada Julio de Castilhos, a, aproximadamente, 6 km do centro da cidade, as Cascatas da Usina configuram-se em belas quedas d’águas, onde o visitante pode apreciar as incríveis belezas naturais. No local há três plataformas para visualizaç&atil.
     
    Veja mais informações de Cascatas da Usina.
  • Atrativos
    Em Nova Petrópolis
     

    Queda d´água Johann Grings.

    A Queda D’Água Johann Grings localiza-se na Linha Imperial, na altura do km 7 da RS 235. É uma homenagem ao imigrante que veio de Wiebeshein – Alemanha, em 1862, com a incumbência de construir moinhos no Brasil. As pedras mós tiveram que ser roladas da Picada C.
     
    Veja mais informações de Queda d´água Johann Grings.
  • Atrativos
    Em Canela
     

    Parque da Ferradura.

    No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Curta o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira, os animais! Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gamb&aacu.
     
    Veja mais informações de Parque da Ferradura.