Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

São José dos Ausentes

Campos de Cima da Serra

  • Desnível dos Rios
    Desnível dos Rios
  • Pico do Monte Negro
    Pico do Monte Negro
  • Cachoeiras
    Cachoeiras
Ambulatório Municipal (054) 3234-1061
Brigada Militar (054) 3234-1070
Estação Rodoviária (054) 3234-1202
Prefeitura Municipal (054) 3234-1100
Secretaria Municipal de Turismo (054) 3234-1006

  • Natureza
    Natureza
  • Cânions
    Cânions
  • Campos de Cima da Serra
    Campos de Cima da Serra
  • Baixas Temperaturas
    Baixas Temperaturas

São José dos Ausentes

Ausentes fica explicado pelo fato de os primeiros donos não assumirem a Fazenda que, por duas vezes, foi leiloada, devido à ausência dos seus proprietários ou à inexistência de sucessores. O desbravamento da fazenda teve seu início no ano de 1729, quando Souza e Faria abriu o Caminho dos Conventos.

A Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados.

Do primeiro caminho de tropeiros que cruzavam os Campos de Cima da Serra e da passagem de alguns Jesuítas que fugiam das Missões ficaram vestígios nos colossais mangueirões de pedra. Hoje são museus de pedra ao ar livre e estão entre as construções mais antigas do Estado.

São José dos Ausentes está situada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, separada de Santa Catarina pelas muralhas e contrafortes dos Aparados da Serra, sendo o Pico do Monte Negro, com seus 1403 metros de altitude , o ponto mais alto do Estado.

A viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário da cidade, sendo que, na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.

Emancipado em 1992, o município de São José dos Ausentes é considerado um postal dos Campos de Cima da Serra, abrigando as mais altas nascentes de águas claras do Estado. Aproximados 100km de paredões (muralhas) da Serra Geral, os capões que guardam segredos, as araucárias topetudas e a vegetação da quina dos peraus barbados de musgos multicoloridos formam a paisagem local.

As taipas levantadas por antigos sesmeiros das vetustas mangueiras de pedras e divisas de fazendas bordadas de musgos brancos, e as tronqueiras e palanques crinudos de musgos amarelo acinzentados, cernes das mais nobres madeiras da variada vegetação serrana, compõem um poema vivo à espera de um recitador.

   
  • Atrativos
    Em Rolante
     

    Estátua do Teixeirinha.

    Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua de Teixeirinha tornou-se um ponto turístico para rolantenses e visitantes. A obra de arte é um marco hist&o.
     
    Veja mais informações de Estátua do Teixeirinha.
  • Atrativos
    Em Protásio Alves
     

    Antigos Armazens.

    Antigamente, nos chamados “Armazéns Secos e Molhados”, eram vendidos vários artigos que atendiam a quase todas as necessidades das pessoas.Vendia-se comida, ferramentas agrícolas, tecidos vendidos em metros, roupas, materiais escolares, calçados, acessó.
     
    Veja mais informações de Antigos Armazens.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Biblioteca Pública Castro Alves.

    A Biblioteca Pública Castro Alves foi fundada em 20 de agosto de 1940 e possui um acervo de 32.000 livros, além de mais de 40 títulos de periódicos à disposição da comunidade para consulta ou empréstimo. Além de atender ao p&ua.
     
    Veja mais informações de Biblioteca Pública Castro Alves.
  • Atrativos
    Em Nova Roma do Sul
     

    Ponte de Ferro - Rio das Antas.

    Segundo o ferreiro Eliseu Menin, empreiteiro de obras de obras da ponte, as obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente de Estado. O engenheiro da obra o Dr. Heitor Mazzini, que residia em Garibaldi. O fiscal Orestes Banalli. Eliseu Menin era .
     
    Veja mais informações de Ponte de Ferro - Rio das Antas.
 ,