Olá Visitante
Login | Cadastre-se
Bem-vindo à

São José dos Ausentes

Campos de Cima da Serra

  • Desnível dos Rios
    Desnível dos Rios
  • Pico do Monte Negro
    Pico do Monte Negro
  • Cachoeiras
    Cachoeiras
Ambulatório Municipal (054) 3234-1061
Brigada Militar (054) 3234-1070
Estação Rodoviária (054) 3234-1202
Prefeitura Municipal (054) 3234-1100
Secretaria Municipal de Turismo (054) 3234-1006

  • Natureza
    Natureza
  • Cânions
    Cânions
  • Campos de Cima da Serra
    Campos de Cima da Serra
  • Baixas Temperaturas
    Baixas Temperaturas

São José dos Ausentes

Ausentes fica explicado pelo fato de os primeiros donos não assumirem a Fazenda que, por duas vezes, foi leiloada, devido à ausência dos seus proprietários ou à inexistência de sucessores. O desbravamento da fazenda teve seu início no ano de 1729, quando Souza e Faria abriu o Caminho dos Conventos.

A Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados.

Do primeiro caminho de tropeiros que cruzavam os Campos de Cima da Serra e da passagem de alguns Jesuítas que fugiam das Missões ficaram vestígios nos colossais mangueirões de pedra. Hoje são museus de pedra ao ar livre e estão entre as construções mais antigas do Estado.

São José dos Ausentes está situada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, separada de Santa Catarina pelas muralhas e contrafortes dos Aparados da Serra, sendo o Pico do Monte Negro, com seus 1403 metros de altitude , o ponto mais alto do Estado.

A viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário da cidade, sendo que, na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.

Emancipado em 1992, o município de São José dos Ausentes é considerado um postal dos Campos de Cima da Serra, abrigando as mais altas nascentes de águas claras do Estado. Aproximados 100km de paredões (muralhas) da Serra Geral, os capões que guardam segredos, as araucárias topetudas e a vegetação da quina dos peraus barbados de musgos multicoloridos formam a paisagem local.

As taipas levantadas por antigos sesmeiros das vetustas mangueiras de pedras e divisas de fazendas bordadas de musgos brancos, e as tronqueiras e palanques crinudos de musgos amarelo acinzentados, cernes das mais nobres madeiras da variada vegetação serrana, compõem um poema vivo à espera de um recitador.

   
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Festas de Comunidade / Religiosas ( Sagras ).

    Uma das tradições mais vivas da Colonização Italiana é a comemoração da Festa do Padroeiro de cada capela do interior. Assim, a cada domingo há festa em alguma localidade que começa com a parte religiosa de manhã com missa festi.
     
    Veja mais informações de Festas de Comunidade / Religiosas ( Sagras ).
  • Atrativos
    Em Flores da Cunha
     

    Ruas com Nomes de Uvas - Otávio Rocha.

    Em fevereiro de 1975, no ano do centenário da colonização italiana, por sugestão do Vereador Dr. Claudino Muraro, então respondendo pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, foi aprovada, pela comunidade e posteriormente pela Câmara de Vereadores, a tro.
     
    Veja mais informações de Ruas com Nomes de Uvas - Otávio Rocha.
  • Atrativos
    Em Gramado
     

    Lago Joaquina Rita Bier.

    Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Uma caminhada por su.
     
    Veja mais informações de Lago Joaquina Rita Bier.
  • Atrativos
    Em Bento Gonçalves
     

    Vivatto Parque.

    Criado através da restauração de uma belíssima casa centenária com estilo típico da imigração italiana, o Parque Vivatto oferece a seus visitantes produtos de qualidade em ambiente aconchegante em meio a natureza.  É um lugar onde .
     
    Veja mais informações de Vivatto Parque.
 ,